PENSANDO

PENSANDO

terça-feira, 27 de setembro de 2011

VOU




Quando iniciei este blog comentei que colocaria a mochila nas costas e partiria,
pois bem, acho que a contagem regressiva vai começar.
Não sei dizer de onde surgiu a ideia, sei que ela foi se formando e se completando na medida em que pesquisava os mapas e na medida em que a sorte me colocava nas mãos materiais e informações que iam me ajudando a lapidar melhor minha ideia. O objetivo sempre foi o Chile via Argentina por terra. Meu amigo Élcio pensou depois e saiu na frente e já esta a caminho, e sem duvida lendo o site dele a motivação começa a subir rapidamente de temperatura.
Quero ir até a capital e depois descer sem muito planejamento até o extremo sul em Uchuaia. É quase a pontinha do continente. E o que tem lá? Para mim nada de especial, a não ser que esta lá e é longe.
Vou só, vou para sentir, vou para desenhar e pintar vitrais nas janelas de quem me deixar. Imagino poder fazer isso da casa mais simples à mais sofisticada e assim ir me inteirando com as pessoas aos longo das semanas que vai durar a aventura.
Imagino que não deveria voltar antes de 3 meses, tempo mínimo para desprender daqui e conseguir dar um mergulho nas possibilidades.
O inesperado é o que existe, não existe a rotina, a hora marcada, o guia esperando a coisa certa. Evitar os roteiros turísticos e arriscar esticadas e paradas nos lugares mais improváveis, aprender ficando.
Planejar somente o essencial, prever apenas o resgate.
Levou informação e coragem, e espero ter gosto pela aventura e pela superação.
Saber, vendo, o quê existe do outro lado da cordilheira, ver um outro oceano que não o nosso já tão batido e conhecer o frio que eles sentem lá.
Vou marcar inicialmente de forma secreta a data de ida, depois contarei para me ver na situação de não mais poder voltar atrás.
Não é o maior sonho de minha vida, é apenas algo que sinto esta ao alcance neste momento.

sábado, 24 de setembro de 2011

O PÚBLICO NÃO VIRÁ.

Percebe o valor do texto  e se emociona com isso, vê que aquilo dá uma encenação, que tocará o coração das pessoas. Que magnifica ideia, tão completa, tão atual, alguém ira mudar algo em sua vida quando ver esta ideia num palco. Estuda o texto, decora, marca, ensaia a voz, o ar o tempo, o tempo em que deve haver apenas o silêncio, momento em que todos deverão apenas refletir sobre o que foi ouvido, algum filho da puta ira tossir, uma cadeira ira ranger... não importa o silêncio entre as frases ira fazer crescer a importância e criar no público a suspensão da respiração. Pânico, a próxima frase não vem, terá o ator esquecido o texto?
Pensa e desenha os figurinos, projeta os cenários, define as luzes e escolhe as músicas.
Varre o palco, faz alongamento respira a eterna poeira em suspensão.
Ensaia, costura, serra madeira e pinta lona, desenha cartaz, manda prá grafica, pede desconto encurta o prazo. Some da praça. ninguém mais te acha. Entrevado, ensaiando, buscando o personagem, acha, não, não é isso, acha outro este pode ser... é este, achei este é o tom, o ar, a cara ensaia a maquiagem, se emociona com a trilha sonora, que puta trilha sonora, nunca se ouviu nada assim antes nos palcos, isso vai fazer todo mundo chorar. Monta o cenário, afina as luzes, acaba os figurinos, consegue emprestado os últimos objetos para compor o cenário, cuidado heim, quero de volta não vá quebrar, não deixe que roubem, era de minha avó... O cartaz saiu errado, puta que o pariu essas gráficas cobram caro e não acertam nunca, agora foda-se... ensaio final, tá uma bosta, ralentado, tem cena fora de ordem, tira esta estica a outra, não cortem aquela minha fala, eu só tinha ela... alguém esquece o texto, a luz estoura e o cenário esta capenga, mais cor, mais cor, menos agora, no ponto. tá fora da luz, a musica entra agora, não esta, certo esta agora. Convida todo mundo, dor de barriga, tudo pronto, cheguem 5 horas antes, não melhor chegar 6 horas antes, não dá mais tempo para nada, agora é tudo ou nada... corre para o banheiro, cade minha sombra, não esquece a flor, cacete esqueci de trazer a flor, corre arranja flor.Primeiro sinal, segundo sinal, merda prá você, abre a cortina, a luz vem fininha crescendo, a música vem subindo, uma leve tremedeira nos joelhos, olha direito, não acredita, olha novamente, ninguém na plateia.
Cadê o público.
Chove muito, muito, chove de balde, ninguém quis sair de casa.
Hoje não vai haver espetáculo.



 PS.: No teatro, antes de entrar em cena, costuma-se dizer uns aos outros: - Merda prá você!
Este habito vem do tempo em que o público ia ao teatro de carruagem e a rua em frente ao teatro ficava cheia de bosta de cavalo quando a peça era um sucesso.






terça-feira, 20 de setembro de 2011

ÓBVIO

Cada um vê as coisas com um olhar... coisa mais óbvia.
Mas as coisas são como são não importa quem as olhe... mais óbvio ainda.
Mas algumas pessoas tem o talento de ajudar as outras pessoas a olharem as coisas de uma maneira melhor.
Eu tenho a sorte de ter ao meu lado, ou virtualmente muitas pessoas que me ajudam a ver as coisas de uma forma muito melhor. E assim eu sigo traduzindo aquilo que poderia parecer óbvio para muitos, mas que guarda em sí uma outra versão da coisa, ou muitas versões de uma mesma coisa. Versões que se modificam com o tempo, sem assentam em novas bases e vão encontrando novas maneiras de se mostrar.
Nada é óbvio, nada que se possa observar tem o dom de ser óbvio.










sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CHEGOU A HORA

Ontem encontrei o Élcio no bota fora. Chegamos lá perto da meia noite, um lugar totalmente sinistro, rua estreita, cheia de curvas e becos assustadores, sombras se movendo sorrateiramente e úvios e gritos, muitos.
Lá dentro do bar um clima muito legal, meus seguranças armados ficaram vigiando na porta para evitar que ocorresse um daqueles arrastões já incorporados à cultura paulistana.
Mas o Élcio me falou: - Porra Borella eu preciso ir embora prá você vir me ver!
É verdade, estamos na mesma cidade e não nos víamos desde 198.... e1.
Vocês não acreditam né, que um cara que eu goste tanto simplesmente não convive comigo e eu me derreto todo por ele e fico na maior torcida por ele.
Ele é um show man, sabe produzir um acontecimento.
Saberá fazer uma grande história a partir de amanhã as 10 h no marco zero de São Paulo, na praça da Sé.
Estarei lá também porque faço parte de alguns momentos da vida dele e quero fazer parte deste momento também. Vai ser muito emocionante velo dar as primeiras pedaladas em direção inicialmente à cidade de Piedade, depois em direção ao resto do mundo.
Depois publico fotos.