PENSANDO

PENSANDO

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

OTIMISMO X CONFIANÇA

Nunca fui otimista, e isso me tornou mal visto... em alguns momentos tornou.
Demorou para que eu me tornasse confiante... sempre fui muito prudente e desconfiado.
Lendo, estudando, buscando caminhos acabei pegando mais gosto por ser seguro do que ser otimista.
Com bagagem a gente vai aprendendo a não trocar uma coisa pela outra, e a coisa passa a ser vista de forma mais calculista mesmo... porque o otimista esta jogando numa loteria sem saber, ele aposta que vai dar certo sem se preocupar muito com as variáveis.
Já o buscador mais seguro, mais confiante tem bases, tem informações e tem até mesmo um certo pressentimento, uma espécie de otimismo camuflado.
Deseje menos, seja amigo de sua auto confiança e deixe o otimismo para os mais jovens.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

ELA E MAIS UM MONTE DE GENTE QUE VALIAM A PENA.

Elisa não era nem bonita nem feia, mas tinha uma mensagem velada.
Macrobiótica e com informações sobre coisas que haviam acabado de acontecer no mundo, estávamos no inicio dos anos 70.
Depois um garoto negro escuro hostilizado por todos, mas culto, esperto que me mostrou musicas e atitudes que eu não conhecia... sofria com os preconceitos, mas também no inicio dos anos 70, não ser preconceituoso já era motivo para ser alvo de preconceitos... ser errado era a regra e quem não seguisse a regra era alvo.
Depois uma casal que fazia artesanato, moravam em I*** e para chegar na vila que moravam você precisava atravessar uma linha de trem e eles tinham um brilho nos olhos quando contavam que ia largar tudo, nesse tudo um emprego na Mercedes Benz de Campinas, para se dedicar ao artesanato... ela muito mais velha que ele e ambos de uma generosidade...
Depois foi ficando mais raro e artificial... já não foi tão fácil encontrar alguém tão integral no papel e na atitude, ninguém mais tinha um todo para transmitir, só vinham fagulhas e frações... uma calça de algodão cru aqui uma alpargata rueda ali, mas tudo muito simulado, modismo, sem raiz.
Um dia ali próximo ao Brooklin vi uma senhora que desenha flores nas paredes de sua casa de madeira, era um Sábado e eu não fui ousado o suficiente para parar e puxar conversa...
Numa outra ocasião um encontro debaixo de uma enorme pedra numa cachoeira na Serra do Mar ao abrigo de uma garoa forte, um casal de amigos, mais uma vez ela mais velha, holandesa(?), funcionários de uma multinacional farmacêutica em busca de contato com a natureza oferecendo e compartilhando ideias e lanches naturais.
Quantas pessoas absorvíveis me passaram pela vida tão rapidamente.
Quantos universos interiores deixei escapar por absoluta falta de habilidade em abrir conversas objetivas e sérias...
Só me restaram os cães.

DEPENDE MUITO DO ANGULO QUE SE OLHA A COISA...

... eu por meu lado acho que a vida tem um segredo muito simples, mas tão simples que é quase impossível de desvenda-lo justamente por conta de ser tão simples e evidente que não pode ser visto ou entendido.
Vou explicar melhor... ou pior.
Imagine uma pessoa que lutou a vida inteira para conseguir uma posição e uma estabilidade material na vida, eventualmente até conseguiu algumas alegrias e uma dose, sei lá quanto, de paz interior... mas um dia se cansou, achou que a luta toda não valeu a pena... então reorganizou os objetivos, definiu novo foco e seguiu em busca de paz e iluminação, enquanto ainda acreditava que tinha tempo nesta vida para se redefinir e mudar,  você entende isso que esta lendo?
Em geral essa pessoa cai na armadilha da busca interior, de desvendar os segredos da vida, dos mistérios do universo e de um conjunto inesgotável de enigmas sobre o principio, o fim e o meio.
Mais cedo ou mais tarde vai chegar ao seu próprio ponto de partida e vai descobrir que continua com a mesma dúvida e com a mesma aflição, que o deixa incompleto(a) e com sede de busca.
Querer é o grande erro da vida.
Querer qualquer coisa só leva a uma outra coisa a ser desejada. O desejo nunca se esgota...
Alguém que depois de rico passou a buscar as explicações misticas para a vida, aparentemente abandonando mo sonho de riqueza material, apenas embarcou em outro sonho de riqueza... que ao final o escraviza na cadeia do desejo, do querer...
Não há que se querer nada, apenas faça o que esta mais próximo e ao alcance das mãos...
Apenas  elimine, elimine tudo de sua mente, esvazie, torne-se neutro e contemple o mundo a sua volta, ele já tem coisas demais feitas para apenas ser observado...

COMO OUVIDO.

Hoje só uma coisa me comove, só uma coisa me move, só uma coisa me faz sentir e pensar... um cão, qualquer cão, não importa qual cão... depois de viver muito, muito banalmente, muito displicentemente comigo mesmo, mesmo sem paz com minha consciência, só nos cães encontro a plenitude do sentir... só nos olhos e nas atitudes deles encontro algo que me completa... eles são o tudo que busquei a vida todo, eles são o resumo e a totalidade, neles, e só neles enxergo a vida, só neles encontro a paz.

O COMEÇO DO CAOS JÁ É O CAOS PROPRIAMENTE DITO...

...que zona virou este país em que vivemos.
Uma confusão dos diabos, mentiras desmentindo mentiras e um cenário onde mesmo os mais bem informados não tem a menor chance de descobri o que é verdade e o que é mentira.
Na falta de parâmetro para saber quem é do bem e quem é do mal e na dúvida mate todos.
Mate-os como puder, mate-os alienando-se ou mate-os matando.
O que resta na vida, vida curta e sem muita direção, de quem é obrigado a ver um enorme potencial e um gigantesco patrimônio indo pelos ralos do tempo????
Somos um povinho, somos menores, nossa existência aqui parece ser um favor.
Reina o caos na pátria amada, mas ainda não é o completo caos... a vantagem de se viver no caos é que ele, dado à sua elasticidade, sempre pode aumentar e piorar... consideravelmente.
Estamos às portas dele, vem muito por ai.
Que projetos tem cada ator dessa tragédia que se escreve impunemente/impunimente todos os dias e de forma cumulativa... ???
Dormem achando que cumpriram um dia de trabalho em favor de algo?
Dormem achando que cumprido o dever de roer a tudo e a todos o sono é um direito e amanhã tudo poder recomeçar com mais força e com mais intensidade?
Buscam a morte, certamente buscam a morte, qualquer morte e somente ela lhes parece algo relevante e digno de chamar de obra.
Qualquer outra obra que não tenha a permanência e a certeza da morte não lhes parece ser um bom trabalho realizado.
Fazer o que né? Todos vamos nos encontrar com ela mesmo...