PENSANDO

PENSANDO

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CRITÉRIO


Cri-té-ri-o substantivo masculino 1. Aquilo que serve de norma para julgamento.
2. Preceito que permite distinguir o erro da verdade. 3. Tino, dicernimento
Então uma pessoa criteriosa é aquela que julga baseada em normas, no histórico, no acumulado de outros julgamentos que foram separando o erro da verdade.
Assim você vai fazendo uma camada depois outra sobre a mesma camada que acaba pegando a mesma feição da camada anterior, e se no meio tiver uma lombadinha depois de muitas camadas viram uma camadona ou um treco meio entortado. Assim a coisa se consolida e cristalliza e ninguém mais tem coragem de mudar aquilo, aquilo é a base de como tudo deve ser. Não mude os critérios, nunca queira mudar os rumos, nunca queira inverter o certo pelo errado. Não anarquise.
Se o primeiro foi assim e deu certo os demais terão que ser e fazer igual.
Eu acho que os rumos hoje estão claramente errados, não sei qual foi o critério usado lá no começo mas julgaram errado e a curva foi sendo feita aos poucos e tudo seguiu para o caminho errado.
Depois de tanto percorrido, não vejo muitas pessoas felizes ao meu lado, não sinto a vibração da felicidade, não sinto realizações não consigo validar a felicidade de certas pessoas, não parece sincera, não parece mais que um disfarce.
As pessoas não estão mais cultas, não estão mais informadas, não estão mais capazes apenas continuam se defendendo da sociedade.
Partimos de algo errado e isso estabeleceu um critério errado.
Não há mais como mudar o coletivo, como apaziguar as pessoas, como saciar a gana por dinheiro dos poucos que estão conseguindo ficar com tudo.
Alguém vai ter que inventar uma saida prá coisa achar um outro caminho.

2 comentários:

Mary Joe disse...

Vitorio, mas a propria felicidade é uma questão de critério! Afinal o que é ser feliz? Vc pode perguntar a dez pessoas e terá facilmente dez respostas diferentes... então não há unanimidade nesse quesito. E digo mais, acho que nao há unanimidade nesse tal de estar vivo.
Dias felizes, outros nem tanto, e assim vamos construindo essa teia chamada Vida.
Beijokas
Mary

Mary Joe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.