PENSANDO

PENSANDO

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ONDE OS COVARDES NÃO DESCANSAM

O maior valor do ser humano é a dignidade.
Aprofundando, se você tem dignidade, certamente consegue compreender a dignidade que existe em outro seres vivos; humanos ou não. Se você nem sempre consegue distinguir a dignidade alheia, pode ser apenas que você não esteja completamente formado e maduro, mas pode ser também que você tenha um probleminha ai... eu fico sempre ligado em detectar a dignidade em outras pessoas ou em qualquer outro ser vivente, mas as vezes dou umas escorregadas feias, e me sinto muito mal quando isso acontece.
Meu espelho, meu travesseiro ou mais diretamente minha consciência gritam em meu ouvido, como o Grilo falante, que eu fiz besteira, as vezes besteirinha, muitas vezes besteira grande. Percebo então que não observar a existência de comportamentos dignos e respeita-los é uma forma repugnante de covardia.
Sempre lido com as coisas aqui na chácara e nunca mato nenhum inseto, mas uma colônia de vespas esta me atazanando a vida e já levei picadas doloridissimas, acabei por decidir extermina-las, contra todos os meus principios... seria algo comum para qualquer pessoa normal, além de não ser fácil, porque elas são muito rápidas e espertas, é preciso usar de golpes baixos e bem covardes para conseguir algum sucesso contra elas. Você precisa ser bem covarde, usar de desproporções de inteligência, força e métodos.
Meus cães também não me ajudam muito, resolveram matar um outro cão que contra eles nada fez a não ser querer usar a estrada diante da chácara, não conseguiram mata-lo, mas atacaram em dois, muito mais fortes e traiçoeiramente. Isto é desmedido, saltei no meio deles, algo que qualquer pessoa com o mínimo de juízo nunca faria, e não obtive sucesso algum... por fim a luta se extinguiu na única oportunidade que o agredido teve de fugir... ai o covarde aqui foi castigar os cães, só então se mostrando submissos fui eu, e dói ai minha consciência pela desmedida força da ação.
Não fosse tudo tão rápido em nossas vidas poderíamos decidir como decide a justiça brasileira, ao longo de anos e anos de retardos no decidir... na vida real as soluções urgem e erramos covardemente por não saber medir a atitude, aplicamos muita força e erramos. Mulheres usam pouca força para abrir o vidro de palmito, homens usam força demais para apertar as parafusos das rodas dos carros. Nada esta na medida certa, mas não sofre a tampa nem sofrem os parafusos, mas quando há vida, bem, com vida é outra medida.
Cada qual tem sua natureza e age dentro dela, cada qual tem sua força e a aplica conforme seus instintos e cada qual tem seu grau de dignidade e dentro dessa dignidade cabe muita coisa. Cabe consciência, culpa, respeito, compaixão e aceitação.
Eu erro na dose, erram na dose comigo, falta ajuste, falta sentir dentro da pele do outro.

Um comentário:

Marcia Toito disse...

ACHO QUE O SEGREDO ESTÁ EM COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO, O RISCO DE ERRAR É BEM MENOR! ENTRETANTO, O OUTRO NEM SEMPRE ESTÁ DISPOSTO A COLOCAR-SE NO NOSSO LUGAR,ENTÃO VOLTAMOS A VELHA QUESTÃO DO BOM SENSO. QUANTO AOS CÃES, AGEM POR INSTINTOS, NÃO QUEREM VER SEU TERRITÓRIO INVADIDO, NÃO SABEM CONVERSAR, DIFÍCIL MESMO É VER OS HOMENS INTOLERANTES COM SEUS PARES, QUANDO NOS FOI DADO O RACIOCÍNIO E A CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO QUE NOS ELEVA A QUALIDADE DE SERES HUMANOS, NEM SEMPRE USUFRUÍMOS DESSA HUMANIDADE, MAIS FÁCIL É VER PESSOAS ARRANCANDO CABEÇAS E PUXANDO TAPETES E NEM ESTÃO A DEFENDER SEU TERRITÓRIOS.
MELHOR MESMO É DIMINUIR A FORÇA E DAR TEMPO AO TEMPO.