PENSANDO

PENSANDO

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ETERNAMENTE DE CALÇAS RASGADAS.

Enquanto costurava minha calça de trabalho surrada, ocorreu-me dar mais densidade a alguns textos e encontrei em "Mauriac" algo com o qual concordo: " A fé em Deus perdeu-se para muitos, mas não os valores que essa fé postula".
Morando parte do tempo no Jardim Europa em São Paulo, e observado por detrás das janelas e muros o movimento desordenado das vidas classe média e ricas de São Paulo, vejo que os crentes em Deus não estão felizes com o que Ele lhes deu. Depois de tanto "trabalhar", "lutar" e "conquistar" esta meio claro que o conquistado é um transtorno. A vida dos crentes conquistadores carece de valores que ultrapassem a etapa em que chegaram. Aplicaram muito esforço na conquista material e não caminharam nas demais conquistas. Com isso a participação e o convívio social se tornaram um peso que não sabem como carregar, a individualidade e a personalidade ao agir foram  esquecidas e optaram por uma formula copiada da maioria e já bastante sem graça e históricamente vazia, recauchutada e esvaziada novamente ao longo dos ciclos. Os valores e defesas desses estão nitidamente confundidos com a defesa de marcas, preços, localizações, potencia, estilos e coisas ligadas a aparência dos bens. Resumindo: Temos uma sociedade vazia a espera de algo que virá pelas mãos de terceiros. Pode ser um arrastão, uma peste, uma trapassa... qualquer coisa que os tire desse eterno congestionamento onde se encontram, onde nem sabem entender por que eles não estão andando e que é inútil tentar abrir caminho na base da buzina para no máximo conseguir mudar de lugar e ficar parado um pouquinho mais adiante.
Continuam acreditando em Deus, mas não sabem ainda o que significa valores. Deixam nas mãos de terceiros os destinos de suas preciosas vidas.
Notas do autor:
1. É sempre bom remendar uma calça de trabalho, você assim economiza dinheiro comprando calças novas, pode ralar a vontade sem medo de estragar, pensa enquanto costura e tem o prazer de saber que não é um ser totalmente inútil.
2. São Paulo não pode mais abrigar a finalidade a que se destina, ela exauriu-se nos erros, omissões e falta de sonhos de seus habitantes, seria bastante apropriada uma catástrofe que a riscasse do mapa e abrisse espaço para uma nova tentativa.
3. Buzina não dissolve transito congestionado e ainda expõe a face mais ridícula de quem já é bastante ridículo.
4. Aqui não é o único lugar do mundo onde se possa viver e nem é preciso viver da maneira como desesperadamente insistem em continuar tentando.
5. Para remendar uma calça use um retalho de tecido mais grosso que o original da calça, num tamanho duas vezes maior que o tamanho do rasgo e coloque um jornal dobrado entre as partes internas da perna da calça para não costura uma na outra e se sentir um banana ridículo e imbecil que não sabe fazer  a mais primária das coisas.

Nenhum comentário: