PENSANDO

PENSANDO

domingo, 29 de setembro de 2013

O MILAGRE E O DESPERDÍCIO

Quando você pensa na probabilidade da existência de uma vida, quando você pensa no tamanho infinito do universo, quando você pensa que mesmo você é a escolha ou sorte entre milhões de espermatozoides e outras centenas de óvulos e logo você e não outro teve o privilégio de vir a existir não há como não usar a palavra milagre. Estar vivo é uma probabilidade entre zilhões e zilhões de chances e você obteve o prêmio, você  conseguiu a vida e esta ai lendo este texto.
Eu me apaixono diariamente pela ideia de estar vivo, pelo que fiz para merecer estar aqui, inteiro, quase sem cicatrizes, 1,86 metros de altura num corpo de 77 quilos, com todos os cabelos no lugar, enxergando, ouvindo, caminhando e sem nunca ter ficado doente ou tido uma cirurgia ou sido internado num hospital... no máximo fiquei 2 ou 3 dias de cama por conta de uma gripe forte somada a alguma preguiça, uma ou duas vezes na vida, e já são 55 anos e meio.
É tão fora da realidade existir, e é tão normal existir que a humanidade não se coloca a pensar, na existencializa o fato. Mas acreditem: é coisa fodástica, há que se parar e avaliar a questão à luz de muita cerveja ou vinho ao lado de bons amigos, dispostos a divagar e delirar - além de rir muito - com o assunto, talvez fosse até o caso de fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.
Por outro lado... ( pronto, lá vem merda )...
São, neste momento, 7 bilhões de pessoas fazendo porra nenhuma na vida.
A saber: o milagre, o mistério da vida, converte-se em nada em nossas 14 bilhões de mãos ( exceto os manetas, é claro ).
Olho ao meu derredor e vejo o ócio, o desocupismo, o fazer para terminar e não para se orgulhar do feito.
Vejo mais... vejo a vida sem arte e sem harmonia... uma vida sem poesia e sem percepção.
Vejo vidas de crenças em palavras proferidas por pilantras e estelionatários da alma, seguidas cegamente e sem contestação...  ... como é besta a vida, como é desperdiçada a vida que tão cara e milagrosa nos é dada... papai do céu deve estar chorando... ele queria que as pessoas fossem mais profícuas... mais úteis, que plantassem mais jardins, coçassem mais as costas dos gatos, fizessem mais sexo tântrico e fossem infinitamente mais gentis. E para fuder mais ainda tudo isso, estamos vivendo cada dia mais tempo, a vida se alonga, os inúteis se tornam longevos.
Outro dia no metro, da linha amarela, eu vi numa das tvs que ficam mostrando notícias dentro dos vagões, uma frase de Leonardo da Vinci cujas palavras eu não consegui memorizar, mas o sentido introjetei completamente a saber: Uma vida se torna longa e útil quando cada momento dela é completamente aproveitado não importa a extensão que ela tenha, ou seja: você porre morrer cedo, mas se não ficar ai coçando o saco e fazendo calo na pestana de tanto dormir sua vida terá sido tão boa quando a de um cara de 116 anos que não fez porra nenhuma na vida...
Não sei se a frase é do da Vinci de verdade, pois acabei de ficar 3 horas na fila do Centro Cultural do Banco do Brasil para ver telas de obras primas renascentistas que não eram nem obras primas nem muito menos a tela atribuída a da Vinci era dele e isso eu afirmo, provo e comprovo. Por isso, se a tv do metro disse que era do da Vinci tanto pode ser do Nelson Ned como do Barack Obama que tanto faz, o que importa é que esta certa, e mostra que na balança, no juízo final você será chamado a responder que catso fez com o milagre que te colocaram de graça nas mãos e podes crer, vai ser o momento mais ridículo de sua vida.

Notas do autor:
1 - Se, e somente se, Eva e Adão soubessem que você ia ser tão vagabundo e dissimulado certamente não teriam cometido o Pecado Mortal.
2 - Ainda há tempo, mude.
3 - Maçãs chilenas são muito mais saborosas que as argentinas.

Nenhum comentário: