PENSANDO

PENSANDO

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

UM ROSTO AMIGO




Eu e um monte de gente não consegue guardar o nome das pessoas com quem não convive frequentemente, e depois fica sofrendo na frente das pessoas para lembrar-lhes o nome.
Eu adicionaria ainda um outro agravante de dificuldade, qual seja, o de não lembrar de onde conheço tal pessoa.
Faço a conta, tenho 52 anos, cursei até a faculdade e fiz vários cursos livres, trabalhei em empresas que tinham mais de 1000 funcionários, uma delas tinha mais de 8ooo, trabalhei no comércio, trabalhei com órgãos públicos e trabalhei em muitas cidades, servi ao exército, fiz trabalhos voluntários, participei de ONGs e falei com todo mundo que encontrei na rua de uma fase em diante d eminha vida. Acredito que conheci pelo nome entre 6 a 8 mil pessoas.
Como fazer para lembrar o nome, o local e a época contextualizada em que me relacionei com tais e tais pessoas?
Isto não seria problema se vez por outra o acaso não me colocasse diante de alguém de quem lembro sem identificar e me deixo remoer sem descanso, gastando todas as minhas energias na tarefa de localizar o ponto de restauração da memória, para aliviar da culpa que não é culpa.
Ontem encontrei alguém que me conhece pelo nome, e mais, me conhece pela minha maneira de ser, porque é alguém a quem tratei bem em tempos remotos, remotos para cacete e me tratou com tanta deferência e com tanta intimidade que eu estou realmente disposto a procurar a pessoa novamente para pedir ajuda a ela.
Engraçado que lembro nitidamente da peço bem mais jovem, 30 anos atrás, numa posição humilde e algo me diz que ele era um vendedor que eu atendia numa empresa que trabalhei.
Mas a memória não avança, não completa o quadro, não me dá uma oportunidade de tirar o peso.
A pessoa foi importante o suficiente para ficar em minha memória, mas não de forma definitiva, só vagamente.
Quando entrei na internet e comecei a reencontrar amigos perdidos pela vida, fiquei surpreso ao perceber o quanto eu era lembrado. E lisonjeado, é claro, com isso, me tornei uma pessoa mais serena por constatar que eu tinha uma história, tinha uma fama limitada a um grupo relativamente grande de pessoas, mas que me dava a certeza de que fiz algo de certo no passado e colhia não sei o quê no presente.
Vou investigar o caso de ontem, vou procurar achar dentro deste rolo que é minha cabeça quem é a pessoa, e torcer para eu não estar devendo dinheiro a ela.

Nenhum comentário: