PENSANDO

PENSANDO

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O LIVRO DE MÁRMORE


Vi a muitos anos, e não lembro onde, uma escultura de um livro em mármore branca. Era lindo, pude passar a mão e sentir a maciez. No ano passado vi uma obra de uma amiga que tinha uma fração de uma lista telefônica tratada com gesso e que me trouxe lá do fundo da memória o tal livro de mármore. Tenho muitos livros e alguns até encapados com papel marmorizado, mas nenhum de mármore. Já me ocorrera fazer um trabalho inserindo um livro na obra, e então no finalzinho do ano fui a luta. Escolhi um livro que não li e não leria, com a dimensão ideal, furei com um furadeira e broca e em seguida parafusei-o na chapa que serve de fundo ao trabalho, fiz um tratamento para as paginas manterem uma determinada forma (que pode ser vista nas fotos acima) e pintei um fundo. Ficou um horror, parecia algo meio com cara de bíblia sobre um céu apocalíptico. Com uma cara toda evangélica a obra foi colocada para secar num cômodo que mantenho especialmente para isso.
Fui a São Paulo – embora eu more na cidade de São Paulo, como é de costume em todos os lugares do mundo fui a cidade – e busquei completar minhas tintas, comprar pincéis, lápis sépia e sanguinias, diamante para cortar vidros e verniz vitral para fazer vitrais em todas as janelas de minha casa.
Voltei da cidade com uma sacola de matérias, uma porrada de idéias e um rombo em minha conta corrente. Mas valeu a pena, numa só pegada trouxe o meu quadro e seu livro parafusado do estilo evangélico para o mais puro estilo graffitagem e fiquei imensamente feliz com o resultado.
O quadro esta agora aqui em minha frente, pouco acima de minha cabeça, e a cada momento paro e o olho satisfeito para ele.
Acho que muitas coisas na vida não podem ser definidas, resolvidas, feitas na hora que queremos, é preciso deixar que algo amadureça em nós e no mundo e só então o efeito desejado vem.

PS.: Atirei no que vi e acertei no que não vi. Com minha recente aquisição de um diamante para cortar vidro descobri que:

1 – Posso entrar nas agencias bancárias a hora que bem entender. Mesmo que tenha encerrado o atendimento a menos de um minuto é só fazer um corte circular no vidro com um diâmetro de uns 73 centímetros e 6 milímetros – aproximadamente - e entrar.
2 – Eventualmente o vidro é temperado e não corta e eventualmente também você e travado na porta giratória. Nestes casos não dá prá cortar o vidro, mas dá prá escrever no vidro de forma indelével.
3 – Frases recomendadas: banquinho filho da puta, cambada de ladrões do cacete, guardinha de merda, gerentezinho viado e O dia que acertar na mega cena compro esta merda de banco e ponho todos vocês na rua.

Nenhum comentário: