PENSANDO

PENSANDO

domingo, 7 de julho de 2013

RANCOR


Não faz muito tempo ( dez anos ) um comerciante da região metropolitana de São Paulo teve seu filho sequestrado.
O garoto de 8 anos foi retirado de casa por 3 sequestradores - um era funcionário do pai dele e mais dois eram soldados da policia militar - e morto no dia seguinte ao reconhecer um dos sequestradores, seu corpo foi enterrado no quarto do filho do sequestrador e sobre o piso restaurado após o sepultamento ficava o berço ou cama do filho do sequestrador. Ingredientes macabros aos montes figuram nessa história.
O pai em um quadro do programa Fantástico, diante do assassino de seu filho disse que o perdoava.
No site do instituto que leva o nome do menino Yves Ota, o pai deixa claro que seu perdão nada tem a ver com cumprir ou não a pena. E o assassino encontra-se na prisão neste momento.
RANCOR = Ressentimento profundo e agudo, que não se atenua com o tempo, resultante de ato alheio que causa dano ou mágoa / Ódio. ( Dicionário da língua portuguesa Aurélio )
Se todos tivermos esse mesma capacidade de perdoar o mundo certamente fica mais leve, mas estaremos assumindo a culpa de quem cometeu o crime. Uma vida destruída é uma história não cumprida, e um pai não deve em tempo algum postar-se diante de quem tira a vida de seu filho e aliviar a alma do criminoso, isso não constrói um mundo melhor, isso paralisa o mundo.
Penso nisso por conta de coisas que passaram na vida deste país, como a Lei da Anistia e sobre os que atolaram este mesmo país e de alguma forma vão tentar sair de fininho carregando o lucro na cueca.
Se forem perdoados o dinheiro não voltará, e temos uma forte tendência a perdoar, a deixar para lá, mas cadê a vida do menino de volta, cadê o dinheiro roubado que fez falta na salvação de tantas vidas esses anos todos?
Sempre me indignei com a atitude do atual deputado, que só o é por conta da tragédia que levou seu filho a morte.
Ele abusou do direito de cidadão e pai e com isso criou um caminho que parece bonito, mas é extremamente danoso para todos nós.
Em breve estaremos perdoando muitos outros que mataram por omissão, por roubo dos recursos necessários a salvar vidas...
Agarro-me firme na minha posição de rancoroso.

Um comentário:

Marcia Toito disse...

Imperdoável. Essa coisa de dizer que perdoa estuprador e assassino de filho ou de qq outra pessoa é no mínimo estranha. Também sou rancorosa com quem abusa do poder e da força cometendo crimes que já nem sabemos que nome dar visto que hediondo não mais contempla o fato de um pai jogar a filha pela janela ou de filhos matando pais a paulada,ou pessoas sendo enclausuradas por anos. Sou sim rancorosa com estupradores, pedófilos e afins. Não reconheço mérito nenhum em quem diz perdoar tais absurdos, com quem quer que seja principalmente quando se trata da perda de um filho.