PENSANDO

PENSANDO

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DE RÉ A TODA VELOCIDADE


“ Em todo o mundo, existe um enorme número de pessoas inteligentes e até talentosas que nutrem uma paixão pela ciência. Mas essa paixão não é correspondida. Os levantamentos sugerem que 95% dos norte-americanos são cientificamente analfabetos. A porcentagem é exatamente igual à de afro-americanos, quase todos escravos, que eram analfabetos pouco antes da Guerra Civil ( americana ) – quando havia penalidades severas para quem ensinasse um escravo a ler. è claro que existe um grau de arbitrariedade em qualquer determinação de analfabetismo, quer ele se aplique a língua, quer à ciência. Mas qualquer índice de analfabetismo próximo de 95% é grave.
Toda geração se preocupa com o declínio dos padrões educacionais. Um dos ensaios curtos mais antigos, escrito na Suméria há 4 mil anos, lamenta que jovens sejam desastrosamente mais ignorantes do que a geração imediatamente anterior...” Carl Sagan no livro O mundo assombrado pelos demônios – Cia das Letras – 1 impressão 1997 - pg 20.
Eu já sabia, sentia isso e achava que o problema era só meu.
Achava que eu é que era crítico demais e que estava percebendo o mundo e a sociedade de forma equivocada. Mas é indiscutível que caminhamos em direção a um gran finale de burrice coletiva.
O pior aspecto a meu ver é o fato de que quem como eu se interessa por compreender o mundo pela via da cultura alicerçada em evidências irrefutáveis acaba desanimando de si e do mundo.
Não é fácil lutar contra uma esmagadora maioria. Não é fácil defender uma idéia e vê-la tratada como piada pela massa inculta.
Caminhar neste vazio absoluto que esta se formando é muito triste, vejo pelas pessoas conhecidas que hoje estão cursando ou já cursaram uma faculdade e, no entanto nada trouxeram de lá a não ser o diploma. Seguem sendo as mesmas pessoas simplórias em seu saber só que agora com título acadêmico.
Li uma biografia do John Lennon, nas últimas paginas fui a locadora e peguei também um filme que mostra brevemente o perfil do assassino do ex-Beatle, como o assassino havia lido e se influenciado pelo livro O apanhador no campo de centeio de J.D.Salinger fui ao porão localizei o livro e o estou lendo, ouvi as músicas citadas na biografia, procurei traduzir algumas letras frente as novas informações que tenho agora, vasculhei em pelo menos 4 dicionários de inglês em busca da tradução mais correta e com isso fui remetido a uma série de novas palavras e suas traduções, enfim, não li para dizer que li, li para entender, para me tornar culto no assunto para poder conversar com minha amiga Jackie que nasceu em Londres e é filha de escoceses e que já esteve em Liverpool e andou por onde os Beatles andaram. E conversei para aperfeiçoar, para me aparelhar, para filtrar e ter uma verdade, uma percepção real.
Poderia estar apenas vendo o Totó e a Clara repugnantes e inúteis se encontrarem e desencontrarem enquanto o Fred tenta falir a metalúrgica, mas preferi pular fora dos 95%, preferi ser um dos poucos que tentam dar a nossa geração um acréscimo em relação a geração que nos antecedeu.
Agora basta, deixa eu ir ver o último capítulo de Passione.

PS.: Felizmente entre meus amigos há quase uma unanimidade de opinião a respeito do autor Silvio de Abreu. Ele deita e rola na fama angariada em trabalhos passados, mas na atualidade é um autor ruim prá burro, sempre matando alguém ou matando em série e embromando o público até o último capítulo para revelar quem foi o assassino, como se fosse importante saber quem foi que matou. Na verdade tanto faz como tanto fez, assim como as soluções bígamas que ele sempre encontra para seus personagens que incapazes de viver a experiência e os riscos de uma escolha sempre caem na solução cômoda do triangulo. Ele é fraco e enfraquece o gosto e a opinião do publico, ele é rico, muito rico, mas poderia ser qualquer um outro no lugar dele e tudo seria rigorosa e absolutamente igual.

2 comentários:

Mary Joe disse...

Vitório, vez por outra me sinto exatamente assim como vc falou em seu blog... uma ilha que procura se informar, aprender diante da massa de gente que se preocupa mais com o BBB ou com as novelas do que em conhecer e entender seu tempo.

Que bom que naõ estou só!
Beijokas
Mary

sel disse...

oiii amigo desculpe a ausência...qta informação li aqui,adorei!
agradecendo a visita tbém,fiko mui contente que pude tranmitir tanto universos,como escreveu vc...então aceitei sim o convite..posso te mandar por email? bjus gigantes!