PENSANDO

PENSANDO

sábado, 11 de abril de 2009

1 - ACROSS THE UNIVERSE - ANOS 60

Dá uma saudades enorme, um vazio e uma alegria ao mesmo tempo, pois foi bom demais.
O filme é o seguinte: musica dos Beatles, personagens saídos das musicas deles também.
O jovem inglês (Hey)Jude vai aos EUA procurar seu pai, um soldado americano que esteve na Inglaterra na 2ª Guerra. Encontra-o mas é recebido friamente. Encontra então um outro jovem chamado Max(well Silver) irmão de Lucy(in the sky with diamonds), se apaixona por ela. Vai morar em N.York com Max na casa de (Sexy)Sade, junto com (Dear)Prudence, JoJo ( Get Back), conhece Dr.Robert e as drogas e o psicodelismo. Max vai prá guerra do Vietnam, Jude e Lucy se envolvem nos movimentos civis americanos anti guerra, pro paz e amor, Jude é deportado mas volta aos EUA e... veja o filme, eu comprei um e posso ver a toda hora. Já vi quatro vezes.
É bobinho, tem cenas mal feitas, mas eu sou apaixonado por esse mostrengo. Porque sou apaixonado pela musica dos Beatles, pelos anos 60 e 70, pela virada no mundo que a cultura da época deu. E aquela foi a ultima virada revolucionária e barulhenta, depois dela as viradas tornaram-se silenciosas e dissimuladas. Foi a ultima vez que a inteligencia coletiva se manifestou, depois disso o mundo tornou-se apatico. A drogas que antes coloriam a vida, viraram a morte.
As musicas deixaram de ser feitas, e a espontaneidade acabou. O filme tem valor porque resgata algo no fundinho da alma da gente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu amo esse filme, é muito bom mesmo vey o final é lindo demais..