PENSANDO

PENSANDO

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CHUTE-ME OU CONSTRUA UM PALÁCIO COMIGO



FERDINAND CHEVAL


Carteiro francês nascido em 1836, teve uma idéia ao tropeças em uma pedra - fato real. Poderia apenas ter dito: - Puta que o pariu... ou Le Puté que le parriô... mas não, ele então recolheu aquela pedra e nos 33 anos seguintes prosseguiu recolhendo pedras pelos caminhos de seu trabalho e com elas construiu um palácio. Seu Palácio Ideal em estilo classificado como naif, tem um ar de hinduísta e logicamente é meio caótico. Em placas incrustadas nas paredes lê-se “ Trabalho de um homem só “ e “ É proibido não tocar “. Ele queria ser sepultado no palácio mas autoridades francesas não permitiram, então ele construiu um mausoléu próprio em um cemitério (Hauterives) oficial ao longo de oito anos. Quando ficou pronto bastou apenas um ano para o carteiro morrer e poder ocupá-lo, acho que ele deveria ter demorado mais na obra.

Invejável não? Quero dizer: a obra não a sorte e a morte. Ele morreu em Agosto de 1924, mas isso não faz importância prá gente, mas caso você queira ir até lá tocar no palácio, já que não é proibido, ele fica num lugar chamado: CHÂTEAUNEUF-DE-GALAURE, no départemente de Drôme na França.

Não sei se é fácil de achar, mas se você for até lá por favor arranque um pedrinha e me traga, é que sempre me amarrei em aventuras de pessoas malucas assim e gostaria de ter um lembrancinha.

Vamos ao que importa, eu teria chingado e ficado puto da vida com a pedra, jamais pensaria em dedicar os próximos 45 anos de minha vida para construir um palácio e um túmulo, nunquinha.
Mas depois que vi uma montagem sobre o tal carteiro numa das Bienais de São Paulo lá pelos anos 70 ou 80 me inspirei e passei a dar valor às pedras, tampinhas de garravas, arruelas e parafusos que encontrava pelos caminhos. Passei mesmo a trazer pedras para casa das estradas ao redor de onde moro e já construi um pequeno muro em torno de uma amoreira com elas. Eu acho que ele me inspirou a dar utilidade aos objetos tidos como sem valor, a aproveitar tudo que me caia as mãos e a perceber que soltos em torno da gente existem recursos desperdiçados aos montes, sem falar nas duas maiores lições: 1) que uma obra é construida de pedrinha em pedrinha ao longo de anos de dedicação e persistência; 2) que cada um deve disperdiçar sua vida como quiser, mas que alguns a disperdiçam bem melhor que os outros.
Não acho que o carteiro era um cara de mente simples, penso que era uma pessoa simples com um mente muito especial, humilde na profissão, mas com grandeza interior reservada só para ele e seus objetivos, alias isto é mais que claro.
Aprenda com ele, como eu aprendi a muitos anos - não quer dizer que eu venha praticando este tempo todo - e aproveite tudo: seu tempo, seus sonhos, suas sobras, as sobras alheias e tudo que você puder arrancar e levar para casa para dar bom uso.

Nota: Naïf é um estilo de arte, ou no caso arquitetura, construida de forma primitiva por realizadores que não frequentaram cursos, acadêmias ou receberam orientação de alguém formado. Na verdade é um discriminação dos que se formaram em acadêmias e não tem talento, contra os que são artistas natos e não sentaram em um banco de escola, tipo assim uma puta dor de cotovelo.


Nenhum comentário: