PENSANDO

PENSANDO

sábado, 13 de agosto de 2011

LUCIDEZ

Digamos que lucidez seja a capacidade que você tem de perceber com razoável acerto a realidade que te cerca. Digamos que não é possível ser 100% lúcido em nenhum momento da vida. Digamos ainda que talento para viver é conseguir interagir com pessoas nos mais variados níveis de lucidez e obter resultados produtivos com um mínimo de estresse.
Mas você tem certeza que é lúcido?
As vezes me pego viajando numa ideia ou pior em atitudes impensadas que fogem ao padrão acima.
Quando você bate boca com alguém certamente esta num momento de estresse e pouca lucidez, ou quando tudo dá errado em seu dia e você começa a se tocar que as coisas estão acontecendo por sua culta e falta de habilidade em planejar e administrar o plano.
Quem tem filhos e uma tia velha por perto sabe que lucidez tá passando longe, neste caso você nunca consegue obter resultados produtivos e embarca em grande estresse, sem contar que acaba, na maioria das vezes para minimizar a tensão geral, baixando seu nível de lucidez satisfazendo a demanda dos outros.
O quê você me diz de morar na periferia de uma grande cidade como eu onde tem um bando de jovens se estourando com suas motos, tomando todas, se drogando, ouvindo em som absurdamente alto as piores "músicas" - você chama isso de música - enquanto mamães e papais acham os filhinhos umas gracinhas.
Falta absoluta de lucidez, com todo o preconceito que digo não ter, diria como dona Florinda: Gentalha, gentalha, gentalha...
E um pais como o nosso onde todo mundo rouba, entenderam, todo mundo.
Quem não rouba e se omite, técnicamente é cúmplice, portando faz parte do roubo mesmo não ficando com algo da partilha. Vi por estes dias no Facebook um frase que circulou bastante, mais ou menos assim:
Que em São Paulo juntamos 4 milhões de pessoas para uma parada do Orgulho Gay, 2 milhões para uma parada evangélica, 40 mil pessoas numa parada para legalizar a maconha, mas que ninguém sai às ruas para protestar contra a corrupção. Pura falta de lucidez.
O mundo não é coerente, por isso me acomodo no anarquismo onde não preciso nem ser lúcido, nem prestar contas e nem ter argumentos lógicos.
O mundo é bastante infantilizado, a infância não é lúcida, e isso parece ser falsamente bom pára todos...
Hoje me omito, quando aqui em casa vejo que a conversa baixou muito na escala de lucidez, despisto e caiu fora, vou brincar com os cães e a minha gata.

Nenhum comentário: