PENSANDO

PENSANDO

sábado, 24 de outubro de 2009

PROVOCAÇÕES

Eu sempre fui amigo.
Nunca provoquei, mas fui sempre muito provocado, até porque a passividade estimula isso nos outros, tornamo-nos aparentemente mais fáceis de humilhar.
Mas minha filha estava no MSN com uma amiga de uma séria acima dela na escola.
Não precisavam estar no MSN mas estavam uma dizendo, de brincadeira, que a série da outra é isso ou aquilo, sempre de forma pejorativa ou competitiva.
Dirão: usam isso para adquirir ferramentas de defesa, aprimorar o raciocínio, mostrar valores, preferências ou simplesmente para brincar de uma forma dura mas não portadora de sentimentos reais.
Eu sempre fui cordial, nunca fui ironico com meus colegas e nunca fui de tratar por apelidos, principalmente aqueles pejorativos e nunca, absolutamente nunca por aqueles que definiam uma caracteristica física, como : baixinho, gordinha, sardento, magrelo e por ai vai.
Joguei limpo. Valorizei as amizades, nunca tive iniciativas para provocar, nunca entendi a gratuidade das coisas.
Mas fui minoria. Nadei contra a corrente, não fiquei fora dela, sempre fui muito apelidado, provocado e diria que até humilhado, mas sobrevivi e não me tornei um igual.
Portanto venci.

Um comentário:

Mary Joe disse...

Vitorio, acho que vc tem toda razão...venceu sim. Venceu em naõ perder sua sensibilidade única, se abrutalhando para se tornar miscivel com o grupo.
Nem sempre consegui isso, mas tentei sempre.
E tento até hoje, sempre que o grupo se torna estranho demais para mm.
Beijokas
Mary