PENSANDO

PENSANDO

sábado, 22 de dezembro de 2012

LEIA E REVOLTE-SE.

Vamos sofrer um pouco agora, como convém a todos que adoram amar e odiar, sem saber que estão, em verdade, tratando de matéria única.
Hoje li a frase: A companhia de um paulista é a pior forma de solidão. Escrito por Nelson Rodrigues em A cabra vadia.
No contexto da obra é uma coisa, fora dele é revoltante.
...mas será que não é verdade? Já me falaram coisas muito parecidas. Os mineiros sempre reclamam da frieza dos paulistas, mas se você for indo mais ao Sul do continente a temperatura vai baixando cada vez mais... em Curitiba não existem vizinhos, ... em Santa Catarina somos mulatos, ... no Rio Grande do Sul somos estrangeiros, ... na Argentina somos uns símios... chega de divagações, voltemos.
Eu afirmo que: 1° quando fiz faculdade as melhores companhias eram dos de fora, não importa se do interior do estado ou de outros estados ou de outros países, os daqui eram sempre comprometidos com a hora de voltar para casa, os de fora não tinham hora para nada, eram sonhadores, duros mas se resolviam sempre, poéticos, abertos a tudo e sempre prontos. 2° Em São Paulo só vive só e só sente solidão quem não se identificou ainda na vida com nenhum grupo ou tribo. Se você sabe qual é o seu barato, saiba que ele existe em São Paulo, tem que procurar mas existe. Tá certo que é uma mistureba e nem sempre é composto só por paulista ou paulistanos, mas existe e é sempre muito receptivo.
Assim, revolta a qualquer paulista ler ( e eu não conhecia essa frase até hoje ) que paulista é a pior forma de solidão. Nelson tratava da alma e das mais insondáveis profundezas dela. Com isso deixou no ar a falta de alma dos paulista, o que não é verdade de forma alguma que se aborde.
Acho que em  cidade nenhuma do mundo Nelson Rodrigues foi mais encenado, lido e aplaudido que em São Paulo. São Paulo fez justiça a esse gênio da observação do comportamento privado, das promiscuidades intimas e das simulações humanas.
Será que somos tão vazios assim? Causamos sono? Desejo de ir embora? Arrepia saber que se vai ter que ficar ao lado de um  paulista?
Adorei a frase, odiei a frase, fui rodriguiano na interpretação dela.
Só um gênio prá escrever algo assim.

Nenhum comentário: