PENSANDO

PENSANDO

sábado, 22 de dezembro de 2012

NASCEU VELHO

A juventude nasce nos velhos.
Os jovens passam por ela, mas não sabem que por ela estão passando.
Só quem precisa dela é que sabe de sua existência.
Os jovens ainda estão no equivoco de que há tempo para tudo e o tempo é uma linguiça com um gomo após o outro, longa linguiça, interminável linguiça, farta e generosa; já os velhos batem de cara com a formidável realidade de que o tempo é rápido, rápido e traiçoeiro e que é preciso reconstruir a juventude dentro de si para prolongar a ilusão de quê ainda vai dar tempo, de quê ainda vai ser possível.
Nascemos e somos levados, com essa sem preocupação, chegamos ao momento em que num mágico despertar sentimos a perna cansada e pesada... tarde demais.
Falidos, fudidos, com a grana contada e sem encantos o que sobra é pensar em como reconstruir a juventude. Vivi e conheci muita gente que começou por simplificar. Viver com o mínimo e com precisão.
Minimo de tudo, precisão nas decisões, não há tempo nem oportunidades para errar, tem que ser de primeira. Atalhos não existem, retornar já não é uma boa ideia.
Aquilo que fazia parte do plano inicial e não foi conseguido é a primeira coisa a ser descartada.
Agora é começar do zero, nada de novas tentativas para fazer aquilo que nunca foi conseguido, desapegar-se das ideias enraizadas, dos gostos, dos amores e das paixões. Tentar de novo não o velho mas algo inédito.
A energia é pouca, o tempo curto - embora longo - e a juventude é apenas uma ilusão que foi criada para entorpecer do medo de descobrir que fracassamos.
Retumbante fracasso. Todos fracassamos, não há quem chegue à maturidade sem um viés de fracasso.
Ninguém acerta tudo, ninguém consegue tapar todas as prechas e prever todas as invertidas que a vida vai armar.
Infinitas possibilidades sempre nos esperam... coisas impossíveis acontecem, as voltas que a vida dá não são previsíveis, e a cada dia mais surpresos ficamos com o quão infinitas são as possibilidades, se é que se possa pensar em quão.
Não seja jovem na juventude, isso todo mundo é.
Seja jovem depois da juventude.


Nenhum comentário: