PENSANDO

PENSANDO

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

BAGAGEM

Você pode viver uma vida inteira e nunca adquirir a bagagem certa. Bagagem é uma coisa muito complexa. Você vai acumulando uma serie de experiências, vai tomando conhecimento das coisas, vai aprendendo o significado de algumas palavras importantes, aprende a gostar de um tipo de musica e passa a saber tudo sobre alguns artistas e muitas letras de musicas, passa a saber como fazer um bocado de coisas, o ponto de algumas comidas, os truques pra consertar coisas e situações, as artimanhas que usam com você já não são mais segredos e você detecta uma mentira ou artificialidade de longe, também passa a entender claramente o significado de vários sentimentos bons e de atitudes que toma a seu favor, troca a marcha do carro sem pensar, toma decisões corretas sem sofrer e corrige as coisas e os filhos de forma tão natural que nem percebe que esta fazendo, escapa das armadilhas da paixão e das bajulações, aprende a dizer não sem sofrer, pode entrar em qualquer roda de amigos ou de estranhos e do meio do assunto em diante demonstrar toda a familiaridade e conhecimento dele, fala facilmente com estranhos na rua e entende outras línguas, sabe sobre quem estão falando, entende o significado real de uma noticia, sabe se vai chover ou parar de chover, qual a fruta que vai ser colocada a venda e se é hora de podar tal e tal planta. Isso é bagagem. Se o programa de final se semana prolongado falhar você fica e se diverte ainda mais gastando menos, não teme a solidão nem as multidões, sua casa tem tudo o que você precisa prá se divertir ou pra ir prá cozinha de surpresa, você entende os pequenos sinais que as pessoas de sua casa te dão, gosta dessas pessoas e tem chavões deliciosos em comum. Você não presisa de ninguém mais para ser feliz.
Bagagem é bastar-se.

3 comentários:

Mary Joe disse...

Vitorio, já percebeu o quanto de amadurecimento deve ter vindo pra vc conseguir captar isso tudo? Pequenos prazeres, automatismos necessários... e melhor, a graça disso tudo.
Parabéns.
Adoro seu blog.
Beijokas
Mary Joe

Francisco disse...

De tudo isso, uma coisa que ainda me perturba é "dizer não sem sofrer"
Parabéns
abçs
Francisco

sel disse...

Oi,amigão dei uma sumida né,mas é a correria que as vezes nos priva de estar em contato com quem adoramos...amigo,falou e disse tdo neste texto..agora eu acho que pude me compreender lendo isso...mas isto é assunto pra estender de montão...um beijo enorme e vc sempre me surpreendendo com estas verdades...bjbjossss!