PENSANDO

PENSANDO

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

SÃO LUIS DE PARAITINGA

Oswaldo Cruz, aquele que quase foi apedrejado nas ruas do Rio de Janeiro quando tentava sanear a cidade que era um esgoto a céu aberto nasceu em São Luis do Paraitinga.
Eu, em 1985 arranjei um casarão para morar que era de um dentista da cidade e que estava mudando-se para uma casa bem no alto do morro, o casarão era numa parte mais ou menos elevada, mas bem próximo dos fundos a igreja matriz. Mas conversando com os moradores eles me falaram sobre a enchente que havia devastado a cidade poucos anos antes. O mercado municipal que ficava bem ao lado do rio teve seu telhado totalmente coberto. E algumas casas tinham ainda marcas nas paredes deixadas pelas águas. Ponderei e desisti.
A enchente ocorrida antes de 1985 foi resultado de uma também forte chuva em curto espaço de tempo, e rio abaixo as águas forram represadas por uma série de árvores, pedras e terra que desceram da encosta, com chuva rio acima e uma represa acidental rio abaixo a cidade foi submersa.
Agora novamente São Luis é vitima de forma ainda mais catastrófica de sua topografia perversa.
A cidade é uma gracinha, o maior patrimônio arquitetonico tombado do Estado de São Paulo, mas 80% se perdeu nesta semana passada.
O carnaval de rua de São Luis é famoso no Vale do Rio Paraiba.
São Luis não merecia isso novamente, e o centro da cidade não esta a salvo de próximas ocorrências.
Se você puder ajudar ajude!

2 comentários:

Mary Joe disse...

Uma desolação, sem dúvida. E o pior Vitorio, é que naõ vejo solução. Se a gente soubesse que a dor ia ser só agora, bastava reconstruir (não que fosse fácil, mas pelo menos seria definitivo). Mas não é o caso.

Se fizesse a transposição da cidade de lugar, perderíamos o patrimonio tombado. Então, ninguém topa uma coisa dessas.
Daí a gente se vê numa encruzilhada. Sem dúvida alguma.

creuzita disse...

primito!!!
foi mt bom vc ter registrado este fato em seu blog!!meu pai nasceu em São Luis,veio já moço desta cidedezinha maravilhosa, provavelmente perdeu-se com ela um parte de regristos de td minha família por parte do meu pai.uma vez estivemos lá e o Luis já queria de pronto ir morar lá,como sou mt urbana ,os planos ficaram para a velhice,rsrsrs...ainda bem,não é???
estariamos afundados na lama agora....rsrsrs
bjtos
Creuzita