PENSANDO

PENSANDO

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

SOMENTE A VERDADE

A verdade é o caminho mais curto.
Eu procuro falar sempre a verdade e isso não é difícil... acho mais fácil que ficar pensando em uma justificativa fantasiosa e potencialmente envolvida no risco de ser desmontada.
Dá uma sensação de bem estar danado dizer a verdade de ponta a ponta, mostrar-se por inteiro e  sentir que sua imagem fica mais forte ao invés de pensar que feriu alguém, mas veremos que tudo nesta vida é relativo.
Livrei-me ao longo dos anos de algumas carências e com isso não preciso da meia verdade para seduzir, conquistar ou manter a conquista... mas nem toda verdade deve ser dita. Pessoa excessivamente sinceras são muito incômodas, e nem sempre a verdade é a coisa mais conveniente.
Sem querer pesar na mão, até porque o riso esta liberado no final desta histórinha real,  mas a noticia da morte de meu pai me foi dada oficialmente por uma vizinha portuguesa de quem ainda hoje tenho uma elevada estima da memória. Mas a lusitana levou-nos à sua casa ( eu e meu irmão ) para nos dar a noticia de uma forma mais tranquila e suave, só que antes disso pegou o telefone e avisou ao Edson - um farmacêutico amigo que cuidava de nosso pai - que ele havia morrido.
Uma verdade dita por um português é sempre uma coisa perigosa. E ficamos nós lá chocados com a notícia dada a terceiro em nossa frente e  depois ela carinhosamente procurou as melhores palavras para nos dar a mesma notícia, o conforto e alguma orientação de como nos deveríamos comportar em seguida.
A verdade é uma coisa relativa, hoje tornou-se relativa, não era.
As relações humanas tornaram-se complexas e isso mudou o valor e o peso da verdade.
É mais nobre omitir que destruir o momento de alguém com uma verdade incômoda.
Você diria a uma garota em sua festa de 15 anos que ela esta linda mas que estaria muito mais se não fosse tão gorda? Isso seria grosseiro, intromissão na vida pessoal e um despropósito, mas em muitas situações as relatividades serão as mesmas.
Você diria que alguém vai se casar com uma péssima escolha? Ou vai na festa, come, bebe e ainda leva uns brigadeiros no bolso?
Você perguntaria se alguém quer comprar o seu carro que só esta te trazendo problemas? Ou deixaria alguém mais interessado em carros e mecânica mostrar que você é que não sabe lidar com ele?
A verdade é o caminho mais curto para ser expulso da festa de quinze anos da gordinha, para ser amaldiçoado pela noiva que vai casar com o putanheiro que perde todo o dinheiro na zona e para ficar na garagem com um carro que ninguém consegue fazer pegar.
- Jura dizer a verdade, somente a verdade, nada mais do que a verdade?
- Nem fudendo.



Nenhum comentário: