PENSANDO

PENSANDO

sexta-feira, 3 de julho de 2009

EU ERA UM FETO QUANDO TUDO ISSO ACONTECEU.

Laika subiu ao espaço no Sputinik II em 3 de Novembro de 1957 ( eu não havia nascido mas já exista, tinha 4 meses e meio de desenvolvimento ) e morreu entre cinco e sete horas depois de ser lançada. Ela tinha 3 anos idade era uma cachorra de rua em Moscou. O objeto voltou à Terra 167 dias depois e se desintegrou na entrada da atmosfera. Ela morreu de estresse e calor pois a nave foi planejada e contruida em 4 semanas e não foi possível desenvolver um sistema adequado de controle interno de temperatura, ademais suspeita-se que parte da proteção térmica da nave danificou-se no lançamento.
O primeiro homem a ir ao espaço foi o soviético Yuri Gagarin e ele disse: - Não sei se sou o primeiro homem ou o ultimo cachorro a voar ao espaço.
Mas a questão toda é que Laika ficou imóvel , trancada, apavorada dentro de uma cápsula quente, trepidante e barulhenta até morrer horrorizada com o que faziam com ela. Colocaram comida para ela em forma de gelatina, mas eu duvido que ela tenha pensado em comer.
Suas últimas horas foram de pura angustia e sofrimento.
Como vejo ainda hoje, donos de animais que confinam seus cães em espaços controlados por miseras correntes com perto de 1 metro de comprimento. Animais que não sabem o que é brincar ou correr, e que vivem apenas para esperar a hora da morte.

Um comentário:

Mary Joe disse...

Vitório, lamento pelos cães, mas já pensou também nos humanos confinados a um espaço semelhante?
Não, não estou falando de presídios. Esses pelos menos (em tese) fizeram por merecer...

Estou falando das grandes corporações, onde as pessoas de telemarketing ou mesmo de escritório passam a maior parte de seu tempo confinadas com luz artificial a um espaço feito esse.
É de se questionar a nossa sanidade mental, não acha?