PENSANDO

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quinta-feira, 2 de julho de 2009

RESISTINDO A MUDAR O TEMPO TODO.


Tem coisas que mudam o tempo todo.
Já estudei o Fator renovação por muitos anos, e ele consiste em ir mudando sempre e acompanhando o gosto do cliente. Mas também descobri que aquilo que muda o tempo todo acaba perdendo clientes, aqueles que gostam de viver e não de sentir saudades.
Para algumas coisas é preciso ser como a Maizena, o Óleo Mazzola e o Toddy, ser igual sempre, o Toddy muda de embalagem mas não muda de gosto, a Maizena nem de rótulo de de gosto.
Algumas coisas tem que permanecer para provar que o cliente muda mas é tradicional.
Se surge alguma novidade o cliente experimenta mas se mantém fiel a tudo o que é bom e persistente. O fator renovação falha em achar que todo mundo muda o tempo todo e não leva em consideração a memória afetiva do usuário do produto.
O ator Paulo José falou uma vez com muita propriedade que num dado momento da vida da gente descobrimos que não teremos tempo de ouvir mais velhos discos, velhas músicas, reler certos livros ou de passar em ruas ou lugares que talvez já nem existam mais.
Para esses casos só a saudades, mas para aquelas coisas mais comuns do dia-a-dia queremos permanência. Queremos manter nossos gostos intactos, tomar chá mate Leão da caixinha de madeira a granel e não de saquinho em caixa de papelão com sabor - isso é incrível - leite condensado ou chocolate com baunilha. E queremos essa permanencia sem ter que entrar para um mosteiro.

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