PENSANDO

PENSANDO

quarta-feira, 1 de julho de 2009

INÚTIL LUTAR CONTRA A FORÇA DA NATUREZA!

Tchaikovsky, compositor russo que eu idolatro, disse em seu leito de morte: Inútil lutar contra a força do destino! Achei lindo quando li isso na adolescência mas só depois de muitos anos fui perceber o que ele realmente queria dizer. Precisei viver e conhecer as pessoas e o mundo ao meu derredor para compreender alguns dos significados dessa frase.
Um rio cava seu caminho não importa o obstáculo que ele encontre pela frente, por não saber direito o que irá enfrentar nem o destino que terá, ele acaba se tornando mais forte do que acredita ser, e ele só precisa de tempo, e com sua maneira silenciosa e caótica uni-se às incontroláveis forças da natureza, ventos furiosos e constantes, temporais, sol causticante que sem saberem o que fazem, ajudam-no a tornar-se momentaneamente forte e ele rompe o que estiver lhe obstaculando e com isso torna permante o caminho por onde outras águas passarão. Portanto, esses momentos em que as tormentas caem sobre o rio são os momentos em que ele vai se tornando mais capacitado para a missão que recebeu.
Tudo acontece e desacontece e o rio não planeja nada, ele cumpre o seu papel de forma inconsciente mas vai acertando seu caminho e deixando sempre o melhor resultado possível.
Quem olha ele executando sua tarefa vê apenas o caos, mas milagrosamente aquilo é uma obra acertada que usa justamente o caos como ferramenta viável. Ele se cumpre pelo caos.
Vai o tempo, vai o rio e um dia quando menos se espera tá lá o trabalho: espetacular, maravilhoso, inspirador, majestoso, mas sempre em construção.
Um fiozinho de água por quem ninguém dava nada, que começava em zigue-zague por conta de topar com coisas mais fortes que ele, foi achando seu caminho entre opções as mais desencontradas e fez daquilo que parecia ser um inevitável fracasso, não um sucesso apreciável, mas uma obra de arte na medida em que foi ganhando força que e nem ele sabe que ganhou, ele não se dá conta de sua majestade. Um rio não pára de passar, um rio não tem uma conclusão, ele é uma constante, seu propósito é uma luta diária contra a natureza e não um espetáculo com começo, meio e fim.
O sucesso do rio não fica evidente porque como a obra é muito complexa, não é possível perceber o quanto lutou.
Mas o rio vence a rocha, vence o caminho, e no final chega no mar onde se funde a algo realmente monumental
Eu admiro sempre o valor do rio, você chega perto dele percebe sua fragilidade, a água é algo muito frágil, mas no entanto esta fragilidade tem lá seus segredos. Ele te engana, ele faz você confundir o significa de frágil. Na verdade o rio mesmo sem saber é capaz de fazer obras impossíveis para os homens e é capaz de encantar.
Este encantamento, a beleza do rio, seu fluir suave entre uma paisagem maravilhosa faz com que o belo confunda nossos sentidos e se pense que aquilo tudo é só belo.
Mas é também belo. É uma história bonita. É uma trajetória bonita. É um exemplo bonito.
É um rio, que muda sempre de direção, mas não perde o propósito.
Que rasga a terra e deixa sua marca.
Marcas eternas.
Um rio é algo inconsciente. É algo perigoso que pode levar quem nele mergulhe de forma despreocupada. Um rio é uma força misteriosa que dá e tira vidas, um rio não tem dono, não é algo que se possa ter, é uma natureza selvagem, algo que não se pode dominar.
Cada pessoa tem seu favorito.

Nenhum comentário: