PENSANDO

PENSANDO

quinta-feira, 9 de julho de 2009

ESTREITO

Alimentar-se de si mesmo faz seu mundo tornar-se estreito.
Odeio pedir perdão e odeio na mesma medida perdoar.
Mas meu mundo fica cada vez mais estreito por conta dessa minha forma de pensar.
Perdoar é dar a oportunidade da reincidência.
É deixar claro ao opositor quais são seus pontos fracos e ter que contar com a honestidade do outro para não ser ferido novamente. Mas e se... o outro não for honesto e usar essa vantagem.
E se... você estiver nas mãos de uma pessoa aproveitadora.
Não há o perdão absoluto.
Há um realinhamento onde os havidos nunca serão descuidados.
Com isso abre-se o mundo, você mantém relacionamentos, mas amplia sua visão das possibilidades de riscos e danos em que esta incorrendo. E se... não amplia?
Grandes riscos, grandes danos virão.
Quem não perdoa morre de cancer. Me falaram. Diz que você chama a doença. Me mandaram isso por escrito, deve ser verdade senão não colocariam no papel.
Eu acho que a gente não deve pedir perdão nem perdoar porque uma coisa nunca acontece por si só ou por conta de um único agente. Se te enganam, é porque você deixou te enganarem, se revelam um segredo seu para outros é porque você confidenciou para a pessoa errada. E por ai vai, de modos que você sempre tem parte da culpa.
Antes de ficar com babaquices de ficar perdoando e pedindo perdão por tudo e melhor fingir que não aconteceu nada, ficar mais esperto e menos estreito e entender que ninguém é pior do que você.

Um comentário:

Mary Joe disse...

Vitorio, desculpe, mas não concordo com sua frase final:

"Antes de ficar com babaquices de ficar perdoando e pedindo perdão por tudo e melhor fingir que não aconteceu nada, ficar mais esperto e menos estreito e entender que ninguém é pior do que você. "

Não acho que perdoar seja babaquice. Perdoar para mim é verbo intransitivo. Eu perdoo e pronto. Daí é tão difícil... porque se perdôo e pronto, perdôo a burrada que fiz em confiar em quem não devia (difícil perdoar a gente mesmo, rs)
E perdôo a anta que achou que ganhou algo me magoando/roubando/ferindo.

Mas... quando e se a gente consegue, posso te assegurar que é libertador. Então, melhor do que apenas esconder o esqueleto no armário, (um belo dia, uma música, um cheiro ou uma foto te fará lembrar daquilo), melhor exercitar o perdão intransitivo.

O detalhe é que o outro lado, nem precisa saber que vc está nesse processo. É uma coisa sua, consigo mesmo.

Se estou certa? Não faço a menor idéia, rsrsrsrs
Beijokas
Mary