PENSANDO

PENSANDO

domingo, 26 de julho de 2009

SOBRE O QUÊ SONHAM AS PESSOAS...

O que quer da vida uma pessoa que tem um sonho?
Sonhar o sonho certo ajuda a realiza-lo, já o oposto ajuda a ser infeliz.
Ontem numa festa na casa da Tereza e do Marcondes - amigos estimados e carismáticos - conversei longamente com varias pessoas. Ficamos incríveis 9 horas na festa e só saímos porque estava frio demais e eu com sono demais. Numa das conversas perguntei a uma conhecida: Com o quê sonha sua filha? ( 25 anos, bonita, formada, trabalhadora e solteira) E a resposta veio em forma de tantas dúvidas que eu fiquei pensando em como fazer para saber o que exatamente ou próximamente querermos da vida.
Sempre digo que minha experiência de 51 anos de vida me diz tudo o que não quero, mas nada do que eu realmente, com certeza e segurança possa querer.
Esse tempo todo de vida deveria me dar algumas certezas, a conhecida com quem conversava deve ter a mesma idade que eu. Mas não conseguiu me dizer com o que a filha sonha e nem ela conseguiu formular claramente um sonho para a filha. Deu indicações, mas em forma de uma colcha de retalhos e não de um tecido continuo, homogéneo e integral.
Entendo perfeitamente a mãe e a filha. A mãe é muito bem articulada, sensível a detalhes, experiente de vida, inteligente e amadurecida para enfrentar desafios. A filha não conheço.
Mas entendo não conhecendo, porque entendo as pessoas que conheço e também não sabem como formular um sonho exequível. Todos querem o melhor, mas não sabem o que é esse melhor. Não é falta de experiência de vida o que nos falta, acho que é um leque muito grande de opções que fica abanando em nosso olhos e não nos deixa enxergar direito lá na frente.

Um comentário:

Mary Joe disse...

Vitorio, estou consolada. Achei que era só eu que naõ conseguia articular um sonho com lógica...