PENSANDO

PENSANDO

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

BIOGRAFIA

Algumas pessoas não tem biografia = Zero
Outros pensam que não tem biografia = 5
Outros acreditam que tem uma biografia = 10
Eu sou 7,5.
Encontros familiares são inevitáveis momentos de comparação. Todos temos, salvo um meia década ou mais, a mesma idade, nascemos da mesma família, dentro de um mesmo padrão econômico, vivemos na mesma rua ou no mesmo bairro e estudamos nas mesmas escolas.
Mas hoje entre 40 e 55 anos depois podemos fazer uma boa avaliação do que cada um fez de sua vida, que escolhas acertou e quanta sorte teve na jornada.
As variáveis de comparação são infinitas e ao final não se chega a nenhuma conclusão geral, apenas a conclusões específicas. Por exemplo: quem estudou e até onde chegou nos estudos. Ou quanto o estudo reverteu em bens materiais para cada pessoa do grupo, ou quem escolheu a carreira certa e esta feliz e realizado nela, quem escolheu qualquer carreira, ou quem não escolheu ou escolheu e não conseguiu ficar nela. Mesmo num item específico como educação as variáveis vão se seguindo e o leque fica muito aberto. Difícil chegar a qualquer conclusão.
Mas precisamos, porque reforça nossa auto estima, saber se estamos fazendo a coisa certa e ver a família reunida ajuda muito nisso.
Fora do âmbito familiar eu fico sem entender como o cara mais idiota da turma conseguiu tornar-se o mais rico? Como o cara que teve a sorte de casar com a garota mais bonita hoje amarga estar com a mulher que se tornou a mais desleixada e insuportável. Como o cara que era filho de pais formados em nível superior acabou na bebida, no cartório de protesto e vez por outra na delegacia?
Aquelas revistas de Empresários de grande sucesso são mais objetivas e procuram sistematizar a trajetória individual de sucesso.
Mas descartando-se o sucesso material e pessoal temos a questão da riqueza biografica.
Minha mãe e suas irmãs não tem muita história de vida para contar. Basicamente cuidaram da casa e dos filhos, sua biografia é um tanque de roupas, uma casa para encerar e um pia de louças para dar cabo. Nada de emocionante, tudo rotina, espremendo os 70 anos de vida dá ó máximo uma semana de acontecimentos que se repetiram 3.650 vezes ( 365 dias / 7 = 52 semanas ano x 70 anos em média = 3.650 semanas iguais vividas ). Ou seja se tivessem vivido apenas uma semana teriam a mesma história para ser contada. É claro que meu filosofar é leviano porque não considera as emoções de ver os filhos nascendo e crescendo, os casamentos, os netos as perdas, os capítulos finais das novelas e as músicas ouvidas no rádio. Nada é absolutamente vazio e sem vida, mas existem muitas oportunidades desperdiçadas.
Mas os anos 60 trouxeram um possibilidade de libertação das pessoas que passaram a negar as regras sociais até então existentes e com isso, com essa rebeldia muita biografia foi sendo completada e a nota média foi subindo. As pessoas foram saindo de casa e vivendo informalidades múltiplas, fizeram experiências e participaram de experiências sociais, embarcaram em ondas em furadas e em roubas. Tudo conta. Todo mundo casou pelo menos uma vez e a maioria se separou pelo menos uma vez prá tornar a casar.
A vida deu mais voltas, os dias ficaram mais curtos e mais recheados de acontecimentos.
E o tempo disponível dissolveu-se num perigoso esquema de prisão à rotina que rouba novamente a oportunidade de construir uma biografia. Nessa espera pela vida, pelos fatos da vida a vida se vai sem escrever história. Não importa o lugar. Não importa a pessoa a biografia só se torna real se a pessoa tiver atitude, sempre é claro.
Cheguei a conclusão que minha nota é 7,5 baseado em ter estudado, ter viajado, ter saído para morar longe numa iniciativa de aventura por mais de uma vez, em ter um pequena obra composta, ter uma filha linda, ter muita coisa feita prá contar, ter lido muitos livros, visto muitos filmes e ter visto muitas obras de arte importantes. Conheci muita gente legal e algumas importantes. Com isso tenho muitas história prá contar por horas seguidas, emoções vividas e percebidas. Mas a comparação de sucesso, felicidade e fortuna não é possível fazer.

Nenhum comentário: