PENSANDO

PENSANDO

domingo, 6 de dezembro de 2009

COMO MUDAR ALGO SÓ COM PALAVRAS.

Quando assisti pela primeira vez na vida a um treino classificatório da Formula 1, tomei um susto. Nós só tínhamos acesso à transmissão das corridas e não sabíamos como eram os treinos, e eu achava que no treino o piloto entrava na pista junto com todos os outros e ficavam dando voltas até conseguir uma boa marca, obtida a marca continuava tentando melhora-la. Não era nada disso, o piloto orientado pela equipe ficava uma hora no box esperando o momento certo e esse momento era uma sintonia de muitas variáveis, tipo: pista vazia, emborrachamento da pista
, o tempo dos concorrentes, temperatura da pista, chuva ou não chuva e coisas assim , daí entrava dava uma volta pra embalar, fazia o tempo necessário e possível na volta seguinte e única onde ele realmente corria e dava a volta seguinte pra chegar ao box e estava encerrado o trabalho. É como ganhar um ouro olímpico nos 100 metros, você treina longe de todos, participa de umas eliminatórias que ninguém vê e entra na final, alinha larga, corre 9 segundos e fica famoso por 4 anos.
Mas o que quero eu dizer com tudo isso?
Quero dizer que algumas coisas para darem certo necessitam de muita precisão.
Imagine o rapaz pedindo a mão da moça em casamento, ele pede de um jeito e ela diz que não aceita, ele pede de outro e ele acha que ainda não esta bom, ele volta pede de outro e não consegue nada, pede de 100 maneiras diferentes e não tem êxito. Oras, esse cara usa a palavra errada, tem que pedir uma única vez com a palavra certa e conseguir ou não. Se sim: segue a vida e capricha na relação, se não: esquece e parte pra outra.
Assim como na Formula 1 e nos 100 metros não temos como ficar dando voltas infinitas até conseguir aquilo que queremos, temos que ser precisos, claros e objetivos na proposta e ter coragem de ouvir a resposta.
Mas e se a resposta também carece de precisão e você sente que não foi a palavra errada que melou tudo mas sim o momento errado?
Ai chegamos ao Como mudar algo só com palavras.
Bate de frente a questão da palavra precisa e sincera contra a insistência nas tentativas até obter êxito. Em que você vota? Eu acho que a palavra precisa é o caminho mais certo, penso de uma forma mais sintética, digo claramente o que penso e quero, e suporto a contrariedade. Depois de algum tempo, no entanto, posso reavaliar as circunstâncias de uma contrariedade e dar uma segunda e última oportunidade à questão. Até pra não atuar como uma pessoa muito fechada.
Mas acho que a fila tem que andar sempre, e devemos estar atentos para a prova seguinte onde talvez as nossas chances de êxito sejam maiores com menor esforço.
E perceber que algumas coisas não se movem só com palavras, é preciso tempo, clima, sorte e trabalho bem feito.

Um comentário:

Mary Joe disse...

Vitorio, a vida naõ tem ensaio geral. Na maioria das vezes, temos que acertar de primeira.

Ou entaõ, correr atras do prejuízo de consertar o que naõ deu certo, ou perceber se há como melhorar em uma segunda vez.

Mas... uma coisa é certa, na segunda vez, já não vamos com a mesma impulsividade da primeira. Algo se perde nesse processo aí. E se não dá... já não seria novidade, rs.

Muito bom o seu texto. Dá o que pensar