PENSANDO

PENSANDO

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

AMIGA ESCORPIÃO

Ela me surpreende sempre.
Sabe coisas que não consigo imaginar onde aprende.
Penso que ela vive num mundo muito diferente do meu, onde ela não se preocupa em ter muita proteção, ela se expõe às coisas de forma mais natural, aceita com muita normalidade um mundo meio deslocado para o lado da selvageria. Esse mundo deslocado é o mundo onde a luta pelas varias formas de sobrevivência é mais acentuada.
Eu na mesma fase da vida que ela não enfrentei as mesmas condições, não eram mais fáceis as minhas mas eram diferentes.
Ela tem uma radiografia social muito intensa. Conhece muita gente, e gente de comportamentos muito variados, aparentemente decifra todos os códigos com muita facilidade, e forma uma base para reação muito bem calibrada.
Dai chego ao ponto: quem fica mais exposto ao todo de um grupo social muito diversificado, consegue uma velocidade de tradução e compreensão muito grande. Embora as variáveis sejam muitas a técnica dela é simples: ou é ou não é. Este método binário parece que dá muito certo.
Ela tendo vivido ainda muito pouco tem uma bagagem invejável de conhecimento da alma humana. Esta muito antecipada e por isso mesmo um pouco descrente da vida. Já acha que amor é algo muito difícil de encontrar, que paixão não vale a pena, que é tempo que se perde na vida, e olhando pelo lado prático é mesmo.
Mas o quê será dessa escorpião que pica tão forte as vezes e que é tão amiga e próxima em outras vezes. Ela já completou a maioria dos ciclos principais da vida e parece não ter mais muito que aprender, acho que agora esta chegando a hora dela se aperfeiçoar, de selecionar, de se tornar ainda mais distante e exigente.
O escorpião esta sempre no cantinho escondida, esperando prá me atacar.
Cruel com seu doce veneno.

2 comentários:

Mary Joe disse...

Interessante seu post. Ele toca em algo que ultimamente tem me feito pensar e refletir bastante: o poder de tradução.

"aparentemente decifra todos os códigos com muita facilidade, e forma uma base para reação muito bem calibrada."

Sabe, será que dessa forma ela estará sendo honesta, ou apenas dizendo que sabe intimamente que esperam ouvir?
As vezes, fico me perguntando se entender bem o grupo e ser miscível naõ seria uma forma de esconder o que naõ combina e mostrar apenas o que agrada.

E adorei o lado do escorpião... veja, esse arquétipo é brilhante, em termos de astrologia. Porque o escorpião é um bichinho que está sempre en garde, ou seja, ele interage pacificamente com vc, mas sempre analisando,apreendendo sobre vc mais do que falando de si mesmo.

E quando a picada vem, vc se pergunta como pôde se abrir tanto, a ponto de conseguir ser tão ferido.
Adoro nativos de escorpião, mas sei que eles tem esse lado a ser considerado.
Mas... essa mesma empatia é maravilhosa em outros aspectos.

Beijokas
Mary Joe

Família Meneghel disse...

MaRy JoE
Olá, trato de uma pessoa real.
Ela vai ficar fula da vida qdo ler, mas ela fica fula da vida com tudo. Mas é sem duvida uma exelente tradutora, e bem camaleão, se adapta ficando na miuda ouvindo, aprendendo e depois atacando.
Vc percebeu tudo.
Bjs.