PENSANDO

PENSANDO

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SORTIE DES OUVRIERS ET OUVRIÈRES DE L'USINE LUMIÈRE


Saída de operários e operárias da fábrica Lumière foi o primeiro filme a ser apresentado em tela de cinema no mundo, aconteceu em 22 de Março de 1895 em Paris pelos irmãos Auguste Louis Lumiére. Isso tudo foi amplamente comentado a 4 anos durante o centenário da industria cinematográfica. Mas neste sábado, 8 de Agosto fomos à Cinemateca Brasileira aqui em São Paulo, num prédio onde funcionou por muitos anos um matadouro e belamente restaurado para abrigar duas ótimas salas de cinema.

Vimos lá 74 filmes dos Irmãos Lumiére ao longo de 58 minutos, iniciando pela famosa sequência da saida da fabrica e seguida pela chegada da locomotiva à estação. É uma preciosidade ver a reunião dessas pequenas e curiosas obras sendo exibidas restauradas e com musica ao vivo, já que os filmetes são todos mudos.
Os temas são os mais variados, mas a maioria documenta momentos da vida diária francesa, como o almoço do bebê, babas levando bebes para passear, o movimento do transito da cidade,
acrobatas e palhaços se apresentando, soldados treinando ou dançando, batalha de bolas de neve,
uma enchente, desfile de policiais, desfile de carros alegóricos, marinheiros recolhendo roupas num varal em um veleiro, marinheiros remando e atividades de trabalhadores em funções diversas. As imagens são sempre muito nítidas, não há muita naturalidade, o cinema assombrava e duvido que muitas das pessoas que se deixaram filmar tenham assistido a algum filme na vida.
É único e emocionante poder ver os primeiros passos do cinema.


Nenhum comentário: