PENSANDO

PENSANDO

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A FELICIDADE É...

... não ter nada pendente na vida.
A felicidade é terminar tudo que se começa.
Parece muito simples a frase mas não é. E é tão complexa que por si só mostra o como é difícil ser feliz.
Tudo o que não esta acabado e completo tem uma parcela de pendencia. Logo, produz infelicidade ou não te permite ser completamente feliz.
Você começa a juntar dinheiro para comprar algo que quer muito, mas enquanto isso não se completa a felicidade não vem. Ou, você começa a reformar a casa, a felicidade só vira quando a obra terminar. Você interrompe o curso da faculdade, isso te deixa feliz? Você desistiu porque não gostava mais da escolha feita, precisa agora tomar um novo rumo na vida e exorcizar o curso inacabado senão será comido por dentro pela frustração da interrupção. Você saiu para ir a um aniversário mas o carro quebrou, essa pendencia rouba seus momentos de felicidade. Você terminou o seu namoro, mas ele só terminara mesmo quando você tirar o namorado da cabeça e ele tirar você da dele, se houver pendencias, a felicidade não vem.
Poderia escrever a tarde toda aqui e não esgotaria as possibilidades.
Aquela sensação de deitar na cama e saber que o dever foi cumprido, trás o sono mais reparador.
Aquele momento que você pode se sentar e relaxar bebendo algo, sabendo que tudo o que precisava ser feito foi feito é o momento da mais pura felicidade. Mas é preciso saber que se esta feliz, pois muita gente cumpre o dever e fica esperando a gratificação para ser feliz, e muitas vezes a gratificação não vem ( até porque a gratificação num certo sentido completa o algo feito ), mas não vem porque a gratificação é o dever de outro e você não vai poder ficar triste ou infeliz porque o outro não cumpri o seu dever.
Cuide apenas de sua parte e seja feliz por isso. O mundo é assim. Você não vai ser mais feliz se fizer a parte dos outros, pelo contrário, vai é ficar mais desejoso de querer gratificação e mais infeliz.
Portanto só comece algo se tiver certeza que vai poder acabar no prazo certo.
Faça menos, mas faça melhor e completo tudo.
Você será feliz.

2 comentários:

Mary Joe disse...

Amei amei amei. Vitório, acho que vc disse tudo. A felicidade tem em si uma completude, uma sensação maravilhosa de dever cumprido.
Então, buscar a felicidade é ir desatando os nós, resgatando as pontas que ficaram soltas pelo caminho e ir adiante.
Parabéns, foi seu melhor post, desde que conheci seu blog.
Beijokas
Mary

Família Meneghel disse...

MaRy JoE
Obrigado.
Escrevi sobre um convicção muito antiga, e isso é algo em que acredito muito fortemente.
Procuro nunca deixar coisas em aberto, nem deixar coisas sem que sejam completamente compreendidas por mim. Na vida material não tenho esse mesmo rigor.
Porém, foi necessário fazer pequenas correções no texto que não modificaram em nada sua essênsia. desculpe-me por isso.
Um carinhoso abraço.