PENSANDO

PENSANDO

terça-feira, 17 de março de 2009

SENSAÇÃO DE PERDA.


É mais comum acreditar que perdeu que o contrário.
Em geral depois de algum tempo investido em alguma missão ou trabalho a gente sempre acha que só porque esta trabalhando duro esta fazendo a coisa certa. Nem sempre trabalhar muito e dedicadamente significa estar fazendo o certo. Um dia porém, por alguma razão você chega a um ponto de decisão ou faz alguma descoberta, e verifica que trabalhou em vão. Seu trabalho não foi e não será recompensado no valor que você esperava. Essa sensação de perda ou de traição é imediata, mas o que não vem junto é a percepção de a quem se deve atribuir a culpa. O primeiro erro de quem se dedica demais a algo, a alguma tarefa, ou a alguém é acreditar que a recompensa fatalmente vira, o segundo erro é perder a referência do auto-respeito e da auto-estima. Cair num abismo é fatal, quando se percebe o erro incorrido.
E ai? Recolher os cacos ou continuar tentando consertar com mais trabalho?
Eu acho que o melhor é nem recolher os cacos e nem tentar mais nada. O melhor é seguir um rumo que coloque em primeiro lugar aquilo que sempre deveria ter estado em primeiro lugar.
A saber, o seu amor próprio. É melhor gostar de você mesmo e procurar fazer por um longo período coisas que só tragam benefício a você mesmo. Interromper por um tempo suas atitudes de doação. Cuidar-se e se auto-recompensar. Depois refeito da perda, reiniciar algumas bondades mas sem deixar de se colocar em primeiro lugar para recebe-las. E aprender que as coisas tem suas trajetórias e velocidades próprias e que de vez em quando temos que saltar fora, mas para dentro de nosso ritmo pessoal, deixando que sintam a nossa falta e possam sentir se somos importantes ou não para aquilo tudo que estava sendo feito.

Nenhum comentário: