PENSANDO

PENSANDO

segunda-feira, 30 de março de 2009

ANARQUISMO


Aos 23 anos descobri o anarquismo.
A história italiana e russa é repleta de pensadores e agentes anarquistas, que morreram na praia.
Mas até hoje pouca gente sabe a essência do pensamento e da ação anarquista. Até porque o tema não é relevante para as pessoas. Anarquismo é assim, apaixonate, irrelevante, dificil de aplicar e só te traz dor de cabeça.
Mas vou exemplificar, na tentativa de te doutrinar.
Suponha que um lavrador ignorante e analfabeto vivendo no meio do nada cometa um crime e seja pego. Suponha agora que um advogado morando numa grande cidade cometa o mesmo crime e seja pego. O lavrador vai para a cela comum e o advogado vai para uma cela especial porque tem curso superior.
Deveria ser o contrario, o lavrador por sua ignorância e falta de uma visão mais complexa da vida deveria ter parte de sua ação relevada. E ir para uma cela especial onde não fosse pervertido por bandidos, já o advogado por seu alto conhecimento da sociedade e das regras sociais deveria ir para a cela comum e ter sua pena diferenciada para maior em relação ao capiau.
Mas quem fez as leis? Potenciais alvos das leis criminais, pessoas escoladas e cultas que vêem no poder de legislar uma oportunidade de se auto resguardarem no futuro contra seus atos de moral duvidosa.
Então um anarquista avalia se a lei deve ou não ser cumprida. Se a lei é uma lei justa ou uma farsa para blindar um grupo fechado em sua maldades.
Cumprir leis e regras não é o forte de uma anarquista, mas anarquistas não são um grupo de malucos terroristas que saem por ai fazendo arruaça. São pessoas com uma visão acima da média, com uma leitura mais apurada da sociedade e que percebem quando algo é injusto mas indiferentemente aceito pela maioria.
Tipo, aquelas leis e novidades que o poder vai criando para limitar cada vez suas possibilidades de viver livremente e que vão aos poucos arrancando todos os tostões de seu bolso e te fazendo perder um tempão com burocracias e obrigações que em nada melhoram sua vida. Você serve ao governo e ao poder e ele não te serve para nada. Nada não, serve para te emputecer.
Anarquistas são bichos isolados não se juntam à maioria para fazer papel de otários.
Agora, não vão confundir anarquista com careca punk-delinquente de Santo André.
Um é um , outro é outro.

Um comentário:

by Ventolidio José disse...

Boa tarde, vc sabe me dizer de onde vc pegou essa imagem simbolizando o anarquismo?!
estou dirigindo um curta sobre o tema, e gostei dessa imagem tenho interesse de usar, se vc souber e puder me informar o quanto antes, de onde pegou essa fonte, qual site na internet, ou livro.
se souber a historia da imagem, pra que foi feita e que ano vai ajudar muito.
meu nome é ventolidio josé.
meu e mail é ze.vento.ncm@gmail.com

fico mto grato se tiver um retorno. vlw um abraço!!