PENSANDO

PENSANDO

domingo, 14 de junho de 2009

EVA E ADÃO.

Sempre me deparo com pessoas que tem fé absoluta em coisas paras as quais eu não consigo mais parar e discutir. A algum tempo eu conversava com uma amigo padre e ele como era muito doido não transmitia aquela confiança necessária para que a gente acreditasse no mesmo que ele.
Eu perguntava a ele: - Você acredita em deus? E ele fazia uma longa explicação, muito poética e comovente e pouco convincente e nunca me convenceu. Uma outra amiga lia parágrafos e mais parágrafos da Bíblia para mim na infrutífera tarefa de me convencer sobre certas coisas, mas suas atitudes ia frontalmente contra o que ela pronunciava, também não me convencia. E a cada tempo encontro um novo crente, cheio de fé, e eu em respeito fico em silêncio ouvindo até arranjar uma deixa para escapar e não ter que enfrentar algo que não faz parte de mim.
Mas me fascina o processo que leva uma pessoa a acreditar tão fortemente em algo. Minha vó tinha uma fé muito sólida nas coisas, era admirável.
Um dia entenderei mais sobre esse processo e dai então entenderei melhor a fé, mas não acho que chegarei a entender o objeto para onde é dirigida a fé. Vou ficar na periferia do saber, vou parar na margem do sonho, da fantasia e da desesperança. Saberei porque as pessoas precisam ter fé, mas não saberei porque elas não substituem a fé no incerto por soluções mais práticas.
Por enquanto fico com Adão de correntinha no pescoço cabelo aparadinho e Eva com marca de biquini e sandalia havaiana nos pés.

Nenhum comentário: