PENSANDO

PENSANDO

sexta-feira, 19 de junho de 2009

SURREALISMO ABSOLUTO EM MIM.

Se há algo na cultura que me define é o surrealismo.
É a única coisa de minha adolescência que nunca perdeu sua essência básica em mim.
Desde as primeiras leituras de Kafka, aos filmes do Mont Phiton aos quadros de Dalí, que mais tarde desdenhei por seu charlatanismo descarado.
A literatura surreal me completa e a arte visual surreal me seduz e me arrebata.
Sempre fui instigado por qualquer coisa surreal, mesmo as coisas mal feitas e pouco criativas.
Vivemos num pais surrealista.
Um coisa é um sonho ou um pesadelo, outra é o surrealismo.
No sonho as realidades são desconexas e vivemos uma aventura onde tentamos alinhavar e costurar coisas que não tem uma relação comum entre e parecem flutuar à nossa volta juntando vivos e mortos, distancias desproporcionais, deslocamentos instantâneos, constrangimentos, sustos, prazeres e voltas ao passado.
O Surrealismo é diferente. Ele desqualifica a lógica, desmonta todo o seu sentido e faz um reagrupamento afetivo de coisas e valores. Mostra que o mundo pode ter outras alternativas, que aceitamos as coisas sem questionamento, que a realidade também é uma farsa e que não notamos isso porque buscamos uma zona de conforto para não sofrer com os solavancos constante das mudanças. Queremos um mundo definido e controlável, queremos reger.
No surrealismo tudo esta fora do lugar e fora do controle convencional, mas se você é atento, verá que cada obra tem um profundo agrupamento de sentimentos e objetos ligados por uma ordem afetiva que esta enraizadissima em você. Por isso surrealismo é paixão, você vê uma obra e se gruda a ela porque ela diz tudo. É absolutamente sem sentido para quase todos, mas faz todo o sentido para você. Mergulhar no surrealismo é mergulhar numa forma meio cruel de terapia, que primeiro descarna e machuca mas depois sopra e cura. Existem obras das quais se sente a brisa emanado delas.
A unica coisa permanete no surrealismo é a duvida. E eu sou basicamente formado por 1% de resto e 99% de duvidas.

Nenhum comentário: