PENSANDO

PENSANDO

segunda-feira, 29 de junho de 2009

LOWBROW ART

Em Julho postarei sobre Lowbrow Art, ou a arte do mau gosto.
O movimento surgiu em Los Angeles um pouco no meio dos ilustradores, um pouco com os graffitis de rua e ligado também ao Hot Rod, aqueles trablalhos sobre carrões, caveiras e mulheres boazudas. É uma espécie de surrealismo pop e encarado pelo mais conservadores como um estilo de arte marginal, sem valor comercial.
Na verdade o lowbrow apresenta uma infinidade de obras primas e resultados plásticos belíssimos que qualquer um desvirtuado gostaria de ter em sua parede.
O mau gosto fica portanto não por conta da técnica, mas sim por conta do tema, que busca expressar uma morbidez agregada a escatologismo e violência moderada.
Ingênuas criancinhas sempre aparecem e eu não compreendi ainda o significado delas tão permanentemente nos trabalhos. Mas na grande média é uma forma de arte bastante divertida, com humor negro e criatividade absoluta nas formas.
Todo surrealismo é muito psicanalítico, e você fica se perguntando o que que o cara quis dizer com isso?
Mas vai ser uma jornada muito interessante, pois teremos uma mostra legal de uma obra bastante volumosa existente.

Um comentário:

Lucienne Condé disse...

Oi tudo bem?? Procurei no google sobre lowbrow art e achei seu blog. Eu tenho um sobre filmes e mais sobre terror, e o post de amanhã será sobre um artista chamado Mark Ryden. gostei muito do q falou do movimento, eu me identifiquei com o texto.

espero que veja, bjos Lucienne

http://primeiragota.blogspot.com