PENSANDO

PENSANDO

sábado, 6 de junho de 2009

A FUNÇÃO DO PAI


Alguém me me mandou um e-mail com algumas coisas legais e que entre outras coisas dizia que a função do pai não é a de ser amigo dos filhos mas sim educar. E que se prá isso precisar ser duro, tem que ser duro.
Meu pai foi durão comigo nos contactos que tivemos, que foram poucos, mas isso não me educou. Quem me educou foi a vida, quem me deu uma visão do que deveria ser feito foi a minha necessidade de sobreviver.
Eu por minha vez tenho sido duro, mas não consegui nada com isso até agora.
O mundo em torno dos filhos é infinitamente mais influente que os pais. Eu não tenho tempo para acompanhar minha filha em todos os seus momentos, e nesses momentos é que a vida se sente a vontade para ensinar milha filha conforme um espécie de média geral.
Essa média geral passa muito longe daquilo que eu gostaria que ela realmente aprendesse, mas se não for por essa média, seria pela minha forma bem avessa em relação a como o mundo anda caminhando, e dai ela ficaria totalmente deslocada do resto do grupo.
Só posso então podar aquilo totalmente reprovável que ela assimila e tentar seduzi-la para as minhas ideias com dureza ou amizade.
Acho que é mais fácil conseguir com a amizade.
Ademais, família é lugar de cordialidade, harmonia e projetos em comum. Embora nem sempre seja assim. E portanto, filho ganha segurança num ambiente de amizade e não de dureza.
Agora, que não é fácil enfrentar os filhos só com amizade não é, por isso quase sempre descambamos para a dureza. Mas estamos tentando sempre o caminho da amizade.

Um comentário:

Mary Joe disse...

Difícil missão essa nossa, Vitório... as vezes me sinto também na contramão do resto do mundo.
Mas tenho tentado seduzir com meu exemplo, e principalmente com a amizade.

Acho que ser dura as vezes é parte do jogo. Veja só, Vitório, a vida é dura com todos. Vez por outra, tomamos cada rasteira. Entaõ, é preciso mostrar a quem amamos que nem sempre ganharemos sorrisos, particularmente se pisamos na bola. É parte do jogo.

Agora, gostei muito de algo que vc disse, que se ela fosse seguir 100% sua lógica, ficaria deslocada do grupo. Sabe que me sinto exatamente assim, por vezes? Como se estivesse no país das maravilhas, e o resto do mundo fosse como o coelho e a rainha de copas.
Beijokas
Mary