PENSANDO

PENSANDO

domingo, 17 de maio de 2009

HEY JUDE...

Hey Jude, don't make it bad, take a sad song and make it better...*
Foi o primeiro disco que comprei na vida, o LP dos Beatles Hey Jude em 1971.
Quando cheguei em casa não conseguia acreditar que era meu.
Foi a primeira coisa que comprei para mim na vida. Nunca antes havia comprado nada com algum dinheiro ganho por mim, exceto um par de tênis Bamba preto e uma calça de brim marrom, mas que eram na ocasião itens de primeirissima necessidade.
Era uma momento de mudança de status quo, eu estava entrando na sociedade de consumo.
Saia de uma situação meio faminta e maltrapilha para a de possuidor de algo que superfluo dava prazer possuir.
Trinta anos se passaram até eu ter interesse em traduzir a letra e querer saber o que eles cantavam. Já havia traduzido outras letras antes e me decepcionado com o resultado. Ou nada fazia sentido ou a letra era babaca mesmo, e com isso parte do encanto pela obra ia-se pelo ralo.
Quando assisti ao filme Across the universe com musicas dos Beatles legendadas em português pude ver que minha tradução estava correta e que essa musica de Paul MacCartney era realmente uma bela obra de arte. E, esta madruga não conseguindo dormir por causa da barulheira do vizinho, lendo a biografia dos Beatles pude fechar o circulo e ver o quanto ela tem a ver comigo em varias momentos da vida e principalmente agora.
*Hey Jude, não fique na pior, pegue uma canção triste e torne-a melhor...

Hey Jude foi gravada pelos Beatles em 29 de Julho de 1968 e seu compacto vendeu imediatamente 3 milhões de cópias. Inicialmente era Hey Jool, depois Hey Jule e finalmente Hey Jude.

2 comentários:

Alvâni disse...

O Paul escreveu para o filho do John, Julian, por ocasião da separação John/Cynthia. E o John participou da letra indiretamente, não permitindo que o Paul excluisse o trecho "the movement you need is on your shoulders". Era a música do Paul que o John mais gostava.
Abraços...

Mary Joe disse...

Olha só, quem está aqui! Alvani Andre, nossa que bom. Vitório, estás em ótima companhia. Alvani é uma pessoa impar. E um amigo virtual dos melhores que já fiz.

Mas enfim, chegando ao texto. Gostei muito do seu posicionamento, Vitório, ao chegar com o LP. Acho que todo mundo quando ganha o primeiro dinheirinho se sente assim dono do mundo. Passei por isso, quando adquiri um LP do REM... mas isso é outra história.
E quanto a Hey Jude. Acho que ela simboliza o melhor dos Beatles.
Um belo texto sobre uma bela música.
Beijim
Mary Joe